terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bacon na Wikipedia




Verbete sobre bacon na Wikipédia é alvo constante de vandalismo
Autor: Rafael Capanema
Fonte: Folha Online. Data: 15/02/2009.

Para explicar seu funcionamento, o bacolicio.us, que coloca uma fatia virtual de bacon em cima de qualquer site, propõe que a ferramenta seja usada no artigo sobre vegetarianismo da Wikipédia em inglês (en.wikipedia.org/wiki/Vegetarianism) --o que indica certa animosidade entre fãs de bacon e pessoas que não comem carne por princípios.
O verbete em inglês sobre bacon na enciclopédia colaborativa (en.wikipedia.org/wiki/Bacon), por sua vez, é alvo constante de vandalismo e já teve que ser protegido para coibir a prática.
"Por que esse artigo? Dos milhões de artigos aqui na Wikipédia, por que bacon?", lamenta um usuário, na página de discussão, sobre as frequentes edições inapropriadas.
"Talvez sejam vegans [pessoas que não comem nenhum produto de origem animal]?", sugere outro.
"Há um meme esquisito de bacon na internet. Não sei por quê, mas essa é a razão para todo o vandalismo", arrisca um terceiro usuário.
Apesar de as suspeitas recaírem sobre os vegetarianos, a maioria dos vândalos se limita a suprimir trechos do artigo e trocá-los por uma singela frase de declaração de amor ao bacon ("Gosto muito de bacon", "Bacon é uma delícia", "Bacon é comida de Deus" etc.).
Saudável?
"Bacon é conhecido por reduzir os níveis de colesterol ruim e elevar os níveis de colesterol bom", escreve um vândalo aparentemente simpático ao alimento. E prossegue: "Além disso, especialistas apregoam que o bacon oferece muitos benefícios à saúde". O disparate ficou pouco tempo no ar, em março de 2008.
Já um vandalismo acrescentado e removido no mês passado parece ter vindo de alguém vegetariano: "Por favor, observe que bacon vem de porquinhos bonitinhos e que comê-los é muito imoral". O tom galhofeiro, porém, sugere não se tratar de um verdadeiro opositor do consumo de carne.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias