quinta-feira, 31 de julho de 2008

Esfera da Microsoft aparece na Internet


0 Comentários

A evolução do Surface da Microsoft pode ser o Sphere, um computador esférico que suporta multitoque e é uma ferramenta de trabalho colaborativo.

Hrvoje Benko, da Microsoft Research, mostra-nos as inovações do Sphere no vídeo apresentado em seguida.



A ideia da Microsoft é que o Sphere seja utilizado por várias pessoas em simultâneo no mesmo projecto. Um globo, um vídeo filmado a 360 graus e uma reedição do Pong são algumas das inovações apresentadas neste novo dispositivo.

Fonte: Exame Informática

sábado, 26 de julho de 2008

Perspectiva interessante: Informação como padrão


0 Comentários

Imagem de uma zebra construída em ASCII, sistema utilizado para codificar informações em computadores.

Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Bibliotecária brasileira realizará mestrado na L'Enssib, França


0 Comentários

Sônia Mara Saldanha Bach, Bibliotecária brasileira da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil, trabalhando atualmente na Biblioteca de Ciências da Saúde, Sede Botânico, apresentou um Projeto de Pesquisa relacionado ao estudo dos Recursos Informacionais Eletrônicos representados por Bases de Dados para candidatar-se ao mestrado na L'Enssib - Escola National Superior de Ciências da Informação e de Bibliotecas, situada em Villeurbanne, França.

Dentre os trinta projetos estrangeiros recebidos pela Universidade para o período 2008-2009, Sonia foi uma dentre as cinco que foram escolhidas, a primeira bibliotecária do Sul do Brasil a estudar nesta conceituada Escola.

O Mestrado será em Ciências da Informação e de Bibliotecas, com início em setembro 2008.

Sobre a Escola Nacional Superior de Ciências da Informação e de Bibliotecas:

  • A L'Enssib tem como missão formar conservadores e bibliotecários franceses e de todos os territórios nacionais que se interessam nos serviços pertinentes a organização de documentos, desenvolvimento de informações cientificas e técnicas, desenvolvimento de pesquisas de informação e técnicas, desenvovimento de pesquisa em Ciências da Informação, Biblioteconomia e História do Livro.

  • É um grande estabelecimento de ensino superior, criado por decreto em 1992, tendo sucedido a l'ENSB (École Nationale Supérieure de Bibliothécaires), criada em Paris em 1963 e transferida para Villeurbanne em 1974.

  • No início de 1999, fez uma fusão com o Instituto de Formação de Bibliotecários, o que fez com que este seja o único estabelecimento Nacional Frances na formação de profissionais de categoria A na área da Biblioteconomia.

  • A L'enssib está subordinada ao Ministério de Ensino Superior e de Pesquisa da França. Sua diretora atual é Madame Anne-Marie Bertrand.

Para contatos e informações:
Enssib - Administration Centrale
17-21, boulevard du 11 Novembre 1918
69623 Villeurbanne Cedex
http://www.enssib.fr
enssib@enssib.fr
Téléphone 04 72 44 43 43
Télécopie 04 72 44 43 44

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Colecções de fotografia da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian no FLICKR


0 Comentários

A Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian passou a divulgar as suas colecções de fotografia no FLICKR (http://www.flickr.com/photos/biblarte) desde ontem, 22 de Julho.

Das 180 colecções de fotografias (algumas com milhares de fotos) sobre artes visuais em Portugal, a Biblioteca divulgará as que não estejam protegidas por direitos de autor ou direitos conexos.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Construindo uma confederação europeia de repositórios


0 Comentários

Um dos principais objectivos do DRIVER: a criação de uma Confederação Europeia de Repositórios!

Mais informação em: Bibliotecário 0.2

Algumas fontes de informação sobre o tema:

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Concurso para investigador em Ciência da Informação


0 Comentários

O CIDEHUS/UE abre concurso para um lugar de um investigador, na área da Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivística, para desempenhar funções em Évora, por um período de cinco anos. Os candidatos deverão ter um doutoramento nesta área e três anos de experiência de investigação.

Para mais informações veja o seguinte sítio na Internet: aqui

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Google chega a acordo com Viacom para garantir anonimato dos utilizadores do You Tube


0 Comentários

Mais uma notícia importante sobre a preservação da privacidade dos dados pessoais na Internet:
O Google está disposto a pagar mil milhões de dólares à Viacom, detentora da MTV e da Paramount, entre outras empresas, para preservar o anonimato dos utilizadores do site de partilha de vídeos, noticiou hoje o diário britânico "The Guardian". Em causa está uma disputa entre os dois gigantes por causa dos direitos de autor de algum material exposto no You Tube.

Este mês um juiz de Nova Iorque ordenou ao Google que entregasse a identificação de mais de 100 milhões de utilizadores do You Tube à Viacom.

Várias organizações que zelam pela defesa da privacidade na era da Internet, como a norte-americana Electronic Frontier Foundation, já tinham advertido que tal consistiria numa violação de direitos fundamentais dos utilizadores do You Tube.

“Temos o prazer de informar que a Viacom recuou no seu pedido inicial de ter os dados de todos os utilizadores e que não vamos ceder essa informação”, disse o Google.
Fonte: Público.PT

terça-feira, 15 de julho de 2008

Novo motor de pesquisa: Carrot


0 Comentários

Para os mais entusiastas pelo domínio da recuperação da informação, mais concretamente dos motores de pesquisa, talvez esteja interessado em explorar o Carrot.
Este sistema permite associar múltiplos motores de pesquisa e, em seguida,
agregar os resultados por áreas, fontes e domínios dos resultados.
Esta é uma versão demo, no entanto, parece ter bons argumentos para se afirmar no nicho da meta-pesquisa.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais


1 Comentários

(Doutoramento conjunto da Universidade de Aveiro e da Universidade do Porto)

Doutoramento de base curricular | 3º ciclo de Bolonha
Áreas científicas – Ciências e Tecnologias da Comunicação, Ciências da Comunicação e Ciência da Informação

O Curso de 3.º ciclo (doutoramento) em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (ICPD) é leccionado, em parceria, pela Universidade de Aveiro / Departamento de Comunicação e Arte e pela Universidade do Porto / Faculdade de Letras, sendo o seu corpo docente, maioritariamente, composto por investigadores do CETAC-media, unidade de I&D reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (http://cetac-media.web.ua.pt).

Visa possibilitar a licenciados ou mestres, o aprofundamento de conhecimentos a um nível pós-graduado avançado, bem como o desenvolvimento de competências de investigação autónoma na área da informação e da comunicação em cenários de mediação tecnológica.

Estrutura curricular
Para informações sobre o plano de estudos, as suas unidades curriculares e outros detalhes relacionados com a estrutura curricular consultar:

Candidaturas - prazos
1ª fase - 7 a 27 Julho (até 31 Julho seriação)
2ª fase - 1 a 14 Setembro (até 17 Setembro seriação)

Formalização de candidatura
A candidatura deverá ser efectuada via Internet através do seguinte endereço: https://paco.ua.pt
A título excepcional a candidatura poderá ainda ser entregue pessoalmente no Departamento de Comunicação e Arte, Campus Universitário de Santiago, 3810 – 193 Aveiro

Secretariado
Cristina Silva, cris@ua.pt
tlf +351 234 372 561, fax +351 234 370 868,
Universidade de Aveiro
Departamento de Comunicação e Arte
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Arquivos franceses postos na Rede


0 Comentários

Um bom exemplo a seguir pelas nossas câmaras.
As Câmaras Municipais de Montélimar e a de St. Cloud, em França, digitalizaram e disponibilizam online, respectivamente, arquivo histórico e registos paroquiais locais. O portal dos arquivos de Montélimar destina-se a «preservar documentos frágeis e a evitar a sua manipulação». Este site apresenta também conteúdos sobre a história da cidade ou visitas guiadas, virtuais, aos eventos organizados pelo serviço dos arquivos municipais da cidade.

Também de utilização gratuita, é o site dos registos paroquiais da cidade de Saint-Cloud. Para uma melhor conservação estes documentos foram digitalizados, estando todos os registos do sec.XVIII já estão disponíveis online e consultáveis mediante critérios como ano, período, acontecimento (nascimento, casamento, óbito), nome ou sobrenome.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Building Academic Library 2.0


0 Comentários

Arquivo

Categorias