quinta-feira, 24 de julho de 2008

Bibliotecária brasileira realizará mestrado na L'Enssib, França




Sônia Mara Saldanha Bach, Bibliotecária brasileira da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil, trabalhando atualmente na Biblioteca de Ciências da Saúde, Sede Botânico, apresentou um Projeto de Pesquisa relacionado ao estudo dos Recursos Informacionais Eletrônicos representados por Bases de Dados para candidatar-se ao mestrado na L'Enssib - Escola National Superior de Ciências da Informação e de Bibliotecas, situada em Villeurbanne, França.

Dentre os trinta projetos estrangeiros recebidos pela Universidade para o período 2008-2009, Sonia foi uma dentre as cinco que foram escolhidas, a primeira bibliotecária do Sul do Brasil a estudar nesta conceituada Escola.

O Mestrado será em Ciências da Informação e de Bibliotecas, com início em setembro 2008.

Sobre a Escola Nacional Superior de Ciências da Informação e de Bibliotecas:

  • A L'Enssib tem como missão formar conservadores e bibliotecários franceses e de todos os territórios nacionais que se interessam nos serviços pertinentes a organização de documentos, desenvolvimento de informações cientificas e técnicas, desenvolvimento de pesquisas de informação e técnicas, desenvovimento de pesquisa em Ciências da Informação, Biblioteconomia e História do Livro.

  • É um grande estabelecimento de ensino superior, criado por decreto em 1992, tendo sucedido a l'ENSB (École Nationale Supérieure de Bibliothécaires), criada em Paris em 1963 e transferida para Villeurbanne em 1974.

  • No início de 1999, fez uma fusão com o Instituto de Formação de Bibliotecários, o que fez com que este seja o único estabelecimento Nacional Frances na formação de profissionais de categoria A na área da Biblioteconomia.

  • A L'enssib está subordinada ao Ministério de Ensino Superior e de Pesquisa da França. Sua diretora atual é Madame Anne-Marie Bertrand.

Para contatos e informações:
Enssib - Administration Centrale
17-21, boulevard du 11 Novembre 1918
69623 Villeurbanne Cedex
http://www.enssib.fr
enssib@enssib.fr
Téléphone 04 72 44 43 43
Télécopie 04 72 44 43 44

0 Comentários:

Arquivo

Categorias