segunda-feira, 31 de março de 2008

Building Academic Library 2.0


0 Comentários

Apresento-vos um vídeo enviado pelo colega Francisco Saldanha, aluno da licenciatura em Ciência da Informação, do Porto. Este vídeo já foi difundido no blogue Rato de Biblioteca, no entanto, nunca é demais divulgar esta excelente apresentação de Meredith Farkas.



Francisco, desde já agradeço a tua colaboração. Obrigado.

sábado, 29 de março de 2008

Lançada a Incubadora de Revistas Científicas Digitais


0 Comentários

O IBICT lançou em 27 de março de 2008 a Incubadora de Revistas Científicas Digitais (INSEER) com o objetivo de apoiar e estimular a construção e manutenção de revistas científicas de acesso livre na internet. Ao criar esse espaço aberto às revistas científicas o Instituto vislumbra não apenas estimular o surgimento de novas revistas, mas principalmente possibilitar a criação de oportunidades para a sustentabilidade de revistas científicas existentes, especialmente aquelas que não estejam ainda em meio eletrônico. Hoje algumas revistas científicas encontram dificuldades de sobrevivência, devido em parte por seus altos custos e também por sua pouca visibilidade. Por esse motivo, a INSEER está destinada àquelas áreas e comunidades que não possuem, no momento, condições tecnológicas e/ou financeiras para a publicação de uma revista. O IBICT fará o armazenamento em seus computadores dos periódicos até que eles alcancem sua maturidade econômica e tecnológica e criem a sua própria estrutura de acesso e preservação.
Essa iniciativa, portanto, oferece à comunidade editorial científica um ambiente de alta visibilidade, dotado de ferramentas que facilitam a gestão e manutenção de uma revista científica, facilitando, assim, o trabalho dos editores das revistas hospedadas neste espaço.
Com essa iniciativa é possível que cresça o número de revistas digitais brasileiras que disponibilizam os seus artigos em texto completo, de forma gratuita. Outro efeito positivo poderá ser o incremento da visibilidade internacional das pesquisas científicas e tecnológicas realizadas no Brasil.
Murilo Cunha
O INSEER está disponível no URL: http://inseer.ibict.br/

A urgência da preservação digital


0 Comentários

Casa Branca revela destruição de discos rígidos de PCs obsoletos
Fonte: Folha de S. Paulo, 22/03/2008
URL: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u384654.shtml
A Casa Branca admitiu ontem (21), a um tribunal federal, que destruiu os discos rígidos de computadores antigos. "Quando os computadores estão no final de seu ciclo de vida útil e são retirados, os discos rígidos geralmente são enviados para outra instituição do governo para destruição física", afirmou uma declaração juramentada da Casa Branca enviada ao juiz John Facciola. O documento acrescentou que a Casa Branca criou um programa de modernização permanente que inclui a substituição a cada ano de um terço desses computadores no escritório executivo do presidente. Alguns dados dos discos rígidos --mas não necessariamente todos—são levados para novos computadores, completou a nota. Em janeiro deste ano a Casa Branca disse que havia "reciclado" arquivos eletrônicos de antes de outubro de 2003. Essa operação, que consistiu na gravação de novos documentos sobre dados já existentes, colocou a possibilidade de que fosse impossível recuperar e-mails perdidos.
Comentário:
A notícia acima é preocupante! Ela mostra que, mesmo nos Estados Unidos, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para a correta preservação da informação armazenada em arquivos digitais. Em passado recente as mensagens e demais documentos relativos ao processo administrativo de uma organização geralmente eram classificados e armazenados em arquivos permanentes, preservando assim a memória institucional. Agora, à medida que grande parte dos documentos é totalmente digital existe o grande perigo da perda dessa memória caso não haja uma política séria de preservação digital. Assim, é crucial que as organizações iniciem esforços para implantação desse tipo de política. Ainda há tempo para salvar esse importante patrimônio arquivístico.
Murilo Cunha

Números antigos da Superinteressante


0 Comentários

A revista Superinteressante está voltada para a divulgação e popularização da ciência e tecnologia. Recentemente, os seus editores liberaram para leitura e consulta todo o conteúdo das edições antigas, relativo ao período de 1988 a 2006.
Com certeza é uma rica fonte de material de pesquisa disponível no URL:
http://super.abril.com.br/super2/superarquivo/
Murilo Cunha

sexta-feira, 28 de março de 2008


0 Comentários

Inventor francês teria feito a primeira gravação sonora
Fonte: O Globo, Rio de Janeiro, 27/3/2008

Descoberta em Paris antecede em duas décadas ao registro de Thomas Edison, o criador do fonógrafo Jody Rosen escreve para o “New York Times”:Por mais de um século, desde que registrou a letra falada de “Mary had a little lamb” (Maria tinha um carneirinho) em uma folha de papel de alumínio, Thomas Edison tem sido considerado o inventor do som gravado.
Mas pesquisadores americanos descobriram uma gravação, feita por um obscuro inventor francês, que antecederia em pelo menos duas décadas a criação do fonógrafo de Edison.
A descoberta foi feita por um grupo de engenheiros e historiadores musicais, que encontraram em Paris um arquivo com uma gravação de dez segundos de uma voz feminina interpretando a tradicional canção folclórica “Au Clair de la Lune”.
Segundo eles, a gravação foi feita em abril de 1860, em um fonoautógrafo, um aparelho criado não para reproduzir sons, mas para capturá-los e gravá-los visualmente.
A reprodução do arquivo encontrado, porém, se tornou possível graças ao trabalho dos pesquisadores no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos.— Trata-se de uma descoberta histórica. Essa é a primeira gravação sonora conhecida — assegura Samuel Brylawski, diretor da divisão de áudio da Biblioteca do Congresso americano.
Aparelho era considerado uma excentricidadeA identificação desse arquivo pode dar um novo valor ao fonoautógrafo, até então considerado uma excentricidade, e a seu criador, Édouard-Léon Scott de Martinville, que morreu lamentando que Thomas Edison tivesse levado todos os créditos por uma invenção que ele havia criado muito antes.
A invenção de Scott de Martinville possuía uma espécie de trombeta ligada a uma agulha rudimentar que gravava ondas sonoras em folhas de papel tingidas pela fumaça de óleo de lâmpada.
A idéia de Scott de Martinville não era reproduzir sons, mas criar um tipo de manuscrito com registros de gravações humanas que pudessem ser transcritos ou decifrados depois.
Para extrair os sons do arquivo encontrado no manuscrito de mais de um século, os pesquisadores em Berkeley usaram uma agulha virtual e scanners de alta resolução. A gravação original será apresentada ao público hoje, na conferência anual da Association for Recorded Sound Collections, na Universidade de Stanford, na Califórnia.
(O Globo, 28/3)

A internet em números


0 Comentários

A internet em números de hoje
26/03/2008
Jony Santellano Brasil Wiki
CPqD
URL: http://www.fndc.org.br:80/internas.php?p=noticias&cont_key=238659
A internet é um meio de comunicação diferente dos outros porque permite a interação simultânea, em ambos os sentidos, da troca de informações entre várias pessoas. Ela também serve hoje de instrumento de trabalho, pesquisa e lazer para uma imensa comunidade de usuários. Estima-se que cerca de 1/6 da população mundial consulta e participa da criação coletiva de um acervo constituído por mais de meio trilhão de páginas de informação. Quase 1/3 desses usuários expressam-se em língua inglesa.
Se hoje pensamos na internet como um instrumento de comunicação consolidado, pelo menos conceitualmente falando, bem pouco tempo atrás essa idéia não era assim tão clara. Em 1994 a revista Time manifestou dúvidas a respeito desse novo canal de comunicação, classificando-o como inapropriado para o comércio. Em 1995, a revista Newsweek qualificou a Internet como “bobagem”.
Bobagem ou não, o fato é que a internet não pára de crescer em infra-estrutura e no seu uso como serviço. Crescem: o número de computadores conectados, o número de usuários e o volume de comércio eletrônico, aquele realizado com a rede servindo de suporte. Os percentuais desse crescimento parecem assustadores se comparados com os números de outras atividades humanas tradicionais. Estudos apontam que em 2012 a Internet terá mais de quatro bilhões de usuários com conexão fixa e móvel.
Especialistas em vários pontos do mundo já começaram a perguntar se existirá um limite de utilização da Internet e sobre a possibilidade de um “apagão geral” por causa de uma sobrecarga. Atualmente existe espaço na grande rede para receber todos os vídeos, músicas, fotos e tudo mais produzido e depositado nela diariamente. A projeção é que no ano 2011, se nada for feito em termos de planejamento e crescimento do espaço para armazenar novos dados, poderemos começar a ter problemas.
Alguns outros dados de interesse relacionados ao crescimento da Internet e ao seu uso são:
- A quantidade de informação no formato digital, que pode ser armazenada na Internet, cresce 60% ao ano;
- 17 bilhões de iPods, de 8 gigabytes, seriam necessários para armazenar todo o conteúdo produzido na grande rede até o ano passado;
- 271,1 milhões computadores pessoais (PC) foram vendidos no mercado mundial em 2007, representando uma alta de 13,4% em relação ao ano anterior;
- 21,1 milhões é o número de usuários brasileiros da rede mundial, apurados pelo Ibope/Net Rating, em janeiro de 2008, representando um crescimento de 50,3 % em relação a janeiro de 2007 e 100% relativo a janeiro de 2006;
- 23:12 h foi o tempo médio mensal de navegação dos internautas brasileiros, em janeiro de 2008, também segundo a pesquisa do Ibope/Net Ratings;
- 12,2 milhões foi o total de usuários brasileiros que visitaram sítios de comércio eletrônico em dezembro de 2007, correspondendo a 57% do montante dos internautas residenciais ativos;
- 1,35 milhão de crianças entre 6 a 11 anos de idade possuem acesso à Internet em casa no Brasil, navegando em média 20 horas por mês, segundo pesquisa realizada pelo Ibope/Net Rting, em 2007;
- 97% do volume total de “e-mails”, veiculados na grande rede, são considerados atualmente mensagens indesejadas (spams);
- Em 2002, 31% do tráfego de dados da Internet era dominado pelos 10 sítios mais populares da rede. Em 2006, os dez sítios mais populares atraíam 40% do tráfego de dados.
- Em 2006, 58% de todas as pesquisas na Internet foram feitas através do GOOGLE. Em novembro de 2007, 65% das consultas foram feitas através do GOOGLE.
FONTES
Livro Conectado, de Jair Spyer (Zahar, 2007)
Revistas: Amanhã B2B Magazine da Semana PCWORLD Webdesign
Jornais A Gazeta Mercantil O Estado de S. Paulo Zero Hora

quinta-feira, 27 de março de 2008

Shakespeare na internet


0 Comentários

Shakespeare na internet
Fonte: Info Oline, 26 de março de 2008
URL: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032008/26032008-17.shl
LONDRES - Uma biblioteca americana e outra britânica querem reproduzir online todas as 75 edições das peças de William Shakespeare.
As bibliotecas Bodleian, de Oxford, e Folger Shakespeare, de Washington, se uniram para colocar suas coleções online, ampliando o trabalho iniciado pela British Library, que digitalizou sua coleção de edições in quarto, em que uma folha é dobrada em quatro, em 2004.
"Não existem manuscritos sobreviventes das peças de Shakespeare escritas de punho próprio pelo autor, de modo que as edições in quarto são o mais próximo que podemos chegar do que Shakespeare realmente queria", disse uma porta-voz da Bodleian, Oana Romocea.
"Mas algumas das edições in quarto apresentam anotações feitas por Shakespeare em volta do texto impresso."
O projeto visa disponibilizar para o público mais amplo todas as primeiras versões impressas das peças de Shakespeare, muitas das quais só são acessíveis a acadêmicos.
O processo de digitalização das edições in quarto começará no próximo mês e levará um ano para ser concluído. Os internautas poderão comparar imagens lado a lado, realizar buscas nas peças e marcar os textos.
"Nós (da Bodleian Library) temos cerca de 55 cópias, embora algumas sejam reproduções", disse Romocea. "Cada in quarto é diferente, então, desde o ponto de vista da pesquisa, é muito interessante poder compará-los."
"Por exemplo, alguns dos versos famosos de 'Hamlet' existem em um in quarto e não em outro, ou, então, são muito diferentes em cada edição." Shakespeare escreveu pelo menos 37 peças e colaborou na redação de várias outras entre aproximadamente 1590 e 1613. Ele morreu em 1616.

quarta-feira, 26 de março de 2008

O domínio wikipedia.org foi o que mais cresceu mensalmente em utilizadores únicos


0 Comentários

De acordo com os resultados de Janeiro do estudo Netpanel da Marktest, o domínio wikipedia.org foi o que mais aumentou face ao mês anterior quando analisado o número de utilizadores únicos. Já em páginas visualizadas, o maior aumento mensal verificou-se, pelo segundo mês consecutivo, na comunidade virtual orkut.com.

Em Janeiro de 2008, 2 585 mil portugueses com 4 e mais anos navegaram em suas casas na Internet, o que representou um acréscimo de 1.3% relativamente ao mês anterior e de 1.4% face ao mês homólogo de 2007.

Em Janeiro, foram visitadas cerca de 3,7 mil milhões de páginas, mais 5.2% do que no mês anterior e mais 14.2% do que no mês homólogo de 2007. Cada utilizador viu, em média, 1 431 páginas, o que significou um aumento de 3.8% relativamente ao mês anterior e de 12.6% face a Janeiro de 2007.

O número de horas de navegação mensal foi de cerca de 34,5 milhões, o que representou uma subida mensal de 2.4% e homóloga de 8.6%.

O tempo despendido por utilizador foi de 13 horas e 21 minutos, mais 9 minutos do que o observado em Dezembro e mais 53 minutos do que o registado no mesmo mês de 2007.

Na lista de domínios com mais utilizadores únicos, o google.pt mantém-se na liderança, com 2 182 mil indivíduos, seguido do sapo.pt, com 1 926 mil utilizadores únicos e do google.com, com 1 798 mil utilizadores únicos.

Em utilizadores únicos, a maior subida face a Dezembro ocorreu no domínio wikipedia.org, que cresceu 17.3% para os 1 168 mil utilizadores únicos (9ª posição). Pelo contrário, o msn.com foi, entre os domínios do top 20, o que mais baixou face ao mês precedente, com menos 2.2% de utilizadores do que no mês anterior (5ª posição).

Quanto a páginas visitadas, a lista dos cinco domínios mantém-se inalterada face a Dezembro. Em primeiro lugar está o hi5.com, com 573 milhões de páginas, seguido do travian.pt, com cerca de 284 milhões de páginas e do google.pt com 253 milhões de páginas visitadas.

Em páginas visitadas, a maior subida face a Dezembro ocorreu, como afirmámos, no orkut.com, que aumentou 48.6% de páginas visualizadas, para cerca de 34 milhões em Janeiro, o que o coloca na 14ª posição. O domínio msn.com protagonizou, pelo contrário, a maior quebra mensal em páginas visitadas, com menos 24.7% do que em Dezembro (8ª posição, com quase 67 milhões).


quarta-feira, 19 de março de 2008

CONVITE - caminhada de bloguistas bad & lis... 29 e 30 de Março


1 Comentários

Eu já tinha disponibilizado o banner da caminhada dos bloguistas bad & lis. No entanto, só agora me é possível escrever estas palavras de divulgação desta excelente iniciativa lançada pelo Pedro Principe, do blogue Rato de Biblioteca, e acarinhada por todos os bloguistas que participaram no painel de blogues realizado no Congresso BAD, nos Açores, em 2007.

Assim, esta caminhada tem como objectivo:
  • Assinalar o primeiro ano após a realização do painel sobre weblogues no IX Congresso BAD, juntando novamente todos os participantes nesse debate;
  • Promover um espaço de convívio entre bloguistas e leitores no domínio bad & lis, marcando assim o acentuado crescimento de weblogues destas áreas.
Para quem tiver vontade de passar um fim-de-semana diferente, recomendo vivamente a participação nesta iniciativa!!

Podem aceder a toda a informação sobre a caminhada no blogue Rato de Biblioteca.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Mensagem número… 1000!


6 Comentários

Com esta mensagem, o blogue “A Informação” atinge o marco simbólico das 1000 notícias publicadas!

O que começou por ser um simples blogue sobre A INFORMAÇÃO, rapidamente se transformou num blogue colaborativo, cheio de vida e dinâmica, na promoção e comunicação de notícias, reflexões, eventos, enfim… da informação.

Sem querer destacar alguma iniciativa ou notícia em especial, gostávamos de ressalvar alguns factos que consideramos relevantes, como sendo:

De modo a prestar um breve tributo ao trabalho desenvolvido por todos os colaboradores, decidimos apresentar, nesta mensagem, alguns dados relativos ao blogue:

  • 6 colaboradores (3 portugueses + 3 brasileiros);
  • 1000 mensagens publicadas;
  • 55 526 visitantes únicos (Bravenet);
  • 83 078 páginas vistas (Bravenet);
  • 69 749 páginas vistas (Motigo Statistics);
  • 56% das visitas são efectuadas a partir de Portugal;
  • 36% das visitas são efectuadas a partir do Brasil.

Após o upgrade para a nova versão do blogger, no dia 28 de Dezembro de 2006, os colaboradores passaram a inserir tags nas mensagens publicadas. Entre os 20 termos mais utilizados destaca-se:

Sobre este tema, convém referir o post disponibilizado pelo Dr. Murilo Cunha - Você conhece o folksonomy? - o qual apresenta um conjunto de recomendações interessantes para melhorar a qualidade dos pontos de acesso nos blogues.

Os contadores de visitas que estão associados ao blogue assentam em critérios discutíveis (nomeadamente na análise dos logs, mas como são gratuitos…) pois apresentam alguma discrepância de valores. Mesmo assim, pode-se obter uma panorâmica dos visitantes do blogue.

Esperamos que continuem a visitar, a colaborar e a comentar no blogue.

Um grande abraço a todos,

Paulo Sousa

terça-feira, 4 de março de 2008

Information R/evolution


0 Comentários

Este vídeo explora as mutações do comportamento informacional no que concerne à procura, processamento, produção e difusão da informação.
Torna-se um excelente apelo à reflexão sobre o contexto informacional actual.

PS - com o próximo post neste blogue atingimos as 1000 mensagens publicadas! estamos quase ;-)

Arquivo

Categorias