sábado, 29 de março de 2008

Lançada a Incubadora de Revistas Científicas Digitais




O IBICT lançou em 27 de março de 2008 a Incubadora de Revistas Científicas Digitais (INSEER) com o objetivo de apoiar e estimular a construção e manutenção de revistas científicas de acesso livre na internet. Ao criar esse espaço aberto às revistas científicas o Instituto vislumbra não apenas estimular o surgimento de novas revistas, mas principalmente possibilitar a criação de oportunidades para a sustentabilidade de revistas científicas existentes, especialmente aquelas que não estejam ainda em meio eletrônico. Hoje algumas revistas científicas encontram dificuldades de sobrevivência, devido em parte por seus altos custos e também por sua pouca visibilidade. Por esse motivo, a INSEER está destinada àquelas áreas e comunidades que não possuem, no momento, condições tecnológicas e/ou financeiras para a publicação de uma revista. O IBICT fará o armazenamento em seus computadores dos periódicos até que eles alcancem sua maturidade econômica e tecnológica e criem a sua própria estrutura de acesso e preservação.
Essa iniciativa, portanto, oferece à comunidade editorial científica um ambiente de alta visibilidade, dotado de ferramentas que facilitam a gestão e manutenção de uma revista científica, facilitando, assim, o trabalho dos editores das revistas hospedadas neste espaço.
Com essa iniciativa é possível que cresça o número de revistas digitais brasileiras que disponibilizam os seus artigos em texto completo, de forma gratuita. Outro efeito positivo poderá ser o incremento da visibilidade internacional das pesquisas científicas e tecnológicas realizadas no Brasil.
Murilo Cunha
O INSEER está disponível no URL: http://inseer.ibict.br/

0 Comentários:

Arquivo

Categorias