A Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto gere desde 2003 um Repositório que engloba os conteúdos da biblioteca digital, do repositório institucional, do museu digital e do arquivo electrónico.
Estão já disponíveis, em formato electrónico, 11.760 documentos.
Deste conjunto, salientamos:
[...] No âmbito do Repositório, integra-se o projecto de validação da bibliografia dos docentes e investigadores que inclui a verificação dos metadados das publicações registadas no SiFEUP, a disponibilização dos documentos em formato electrónico e a inserção da menção ao registo nas principais bases de dados internacionais (EiCompendex, Scopus, Web of Science), caso este registo se verifique. [...]
- Todas as teses de doutoramento e dissertações de mestrado que existem na Biblioteca;
- Documentos registados no SiFEUP, na área das bibliografias dos docentes e investigadores;
- Trabalhos de alunos (filmes, animações, websites);
- Livros, capítulos, normas, patentes, artigos, comunicações;
- Fotografias dos objectos dos núcleos museológicos;
- Documentos administrativos geridos pelo Arquivo;
- Materiais pedagógicos;
- Notícias e recortes de imprensa.
O @FEUP está registado nos websites internacionais de divulgação de repositórios institucionais para aumentar a sua visibilidade e partilha e para integrar nas ferramentas de pesquisa disponíveis internacionalmente.
Os conteúdos de âmbito institucional do @FEUP são automaticamente integrados no Repositório da UP. [fonte: SiFEUP]
Esta notícia é particularmente relevante face ao conjunto significativo de documentos disponibilizados em acesso livre, mais de 3300, correspondente à informação institucional no @FEUP Repositório. Estes podem constituir-se como um bom contributo para o projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal - iniciativa da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada na FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional) - que conta com a participação activa do nosso colaborador Eloy Rodrigues, mentor do RepositóriUM, criado em 2003.
O projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal permitirá a integração coerente com metadados destes repositórios, de outros que venham a ser localizados noutras instituições científicas ou do ensino superior e dos repositórios institucionais que utilizem a plataforma tecnológica disponibilizada na FCCN para qualquer instituição científica ou do ensino superior sem custos para estas instituições.
Acresce que, em 27 de Novembro de 2006, o CRUP – Conselho de Reitores das Universidades portuguesas subscreveu a Declaração de Berlim sobre Acesso Aberto ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades (Declaration on Open Access to Knowledge in the Sciences and Humanities). [fonte: UMIC]
0 Comentários:
Enviar um comentário