quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Atrair investidores com recurso às novas tecnologias




Braga, 12 Nov (Lusa) - Mais de meia centena de autarquias já aderiram à plataforma "where-to-invest-in-portugal.com" (WTIP), lançada pela empresa Innovation Point, do Grupo DST, de Braga, disse hoje à Lusa fonte da administração da empresa.

"Até final do ano contamos ainda com a adesão de outros 20", acrescentou a fonte.

Segundo José Mendes, CEO da Innovation Point, a plataforma quer registar, até 2011, 70% dos municípios portugueses na sua estrutura, que tem como objectivo atrair investidores - portugueses e estrangeiros - para a implementação de negócios em Portugal.

O projecto desta "start-up" tecnológica, funciona, como sublinhou José Mendes, "como apoio aos municípios, permitindo-lhes entrar na rota do investimento directo e apresentar argumentos para a sua captação".

"Encaramos a actual conjuntura económica como uma oportunidade para o WTIP, pois o nosso público - municípios e investidores - valoriza uma ferramenta credível de acompanhamento deste tipo de processo de decisão", salientou.

A plataforma web, com versão em português e inglês, encontra-se em funcionamento desde 2006.

Através da subscrição da plataforma, as autarquias divulgam informação crítica para o processo de investimento, organizada em sete dimensões: capital humano, qualidade de vida, emprego/desemprego, actividade económica, serviços às empresas, acessibilidade e transportes, impostos e investimentos do Estado.

Para os utilizadores, o registo é gratuito e prevê a recepção de uma "newsletter" mensal sobre a situação económica, oportunidades de investimento e espaços de interesse para a localização de empresas nos municípios.

Os utilizadores - acrescentou - podem também recorrer ao "Investor Decision Support System", um sistema gratuito que determina as melhores localizações para os investimentos, e solicitar um serviço de acompanhamento do processo de decisão do local de investimento à equipa da Innovation Point.

Desde o seu lançamento, foram exibidas 200 mil páginas do WTIP e registaram-se visitas de 120 países, contando-se entre estes Portugal, EUA, Reino Unido, França, Brasil e Espanha.

A plataforma é recomendada por entidades do mundo empresarial e do investimento, nomeadamente a Câmara de Comércio Luso-Britânica.

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