segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Encontro sobre Web 2.0




Universidade do Minho, Campus de Gualtar, sexta-feira, dia 10 de Outubro de 2008

Realiza-se, no próximo dia 10 de Outubro, o Encontro sobre Web 2.0, a ter lugar no Campus de Gualtar, da Universidade do Minho.

O Encontro Web 2.0 tem por objectivo sensibilizar docentes e educadores para a necessidade que a escola tem de se abrir a novos cenários de educação formal e não formal e ser um agente activo nesta nova geração da Internet social que se focaliza nas interacções, nos grupos e na construção social do conhecimento. Pretende-se que seja um ponto de encontro de investigação e de boas práticas.


Os participantes assistem a conferências e comunicações que reportam a utilização de ferramentas da Web 2.0, como blogues, wikis, podcasts, Second Life, entre outros, bem como podem escolher um workshop dos 9 disponíveis:
  • 1. Blogue, YouTube, Flickr e Delicious - Sónia Cruz
  • 2. Podcast e utilização do software Audacity - Adão Sousa e Fátima Bessa
  • 3. Dandelife, Wiki e Goowy - Hugo Martins
  • 4. Ferramentas Google: Page Creator, Docs e Calendar - Célio Gonçalo Marques
  • 5. PopFly - como editor de mashups - Pedro Ferreira e Ricardo Pinto
  • 6. A Web 2.0 e as Tecnologias Móveis - Adelina Moura
  • 7. Ambientes Virtuais e Second Life - Nelson Zagalo e Luís Pereira
  • 8. Do Movie Maker ao YouTube - Joana Carvalho
  • 9. Mapas Conceptuais Online - Graça Magalhães e Filomena del Rio

Manual de Ferramentas da Web 2.0

No âmbito do Encontro sobre Web 2.0, vai ser distribuído o Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores, publicado pelo Ministério de Educação - ref.ª: Carvalho, Ana Amélia A. (org.) (2008). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação.

Com o aparecimento das funcionalidades da Web 2.0, a facilidade de publicação online e a facilidade de interacção entre os cibernautas torna-se uma realidade. A Web passa a ser encarada como uma plataforma, na qual tudo está facilmente acessível e em que publicar online deixa de exigir a criação de páginas Web e de saber alojá-las num servidor. Postar e comentar passaram a ser duas realidades complementares, que muito têm contribuído para desenvolver o espírito crítico e para aumentar o nível de interacção social online. O Hi5, o MySpace, o Linkedin, o Facebook, o Ning entre outros, facilitam e, de certo modo, estimulam o processo de interacção social e de aprendizagem.

Nos nove capítulos deste livro várias ferramentas da Web 2.0 são apresentadas, tendo como objectivo facilitar aos professores e educadores a sua inserção em contexto educativo. Assim, em cada capítulo é feita a contextualização de cada ferramenta, explica-se como criar um espaço online e aborda-se a sua utilização nas práticas educativas.

Mais informação disponível em: http://www.iep.uminho.pt/encontro.web2

Informação disponibilizada pelo Dr. Miguel Ferreira, investigador da Universidade do Minho.

3 Comentários:

Unknown on 08 outubro, 2008 disse...

Lá estaremos!
O programa é muito bom. Será um dia em cheio, num ritmo frenético, mas valerá a pena!
Ansioso pela 1ª conferência do dia:
"New structures and spaces of learning: The systemic impact of connective knowledge, connectivism, and networked learning" - George Siemens, University of Manitoba, Canadá

Paulo Barreiro de Sousa on 08 outubro, 2008 disse...

Boa noite Pedro,

Espero que esteja tudo bem contigo!

Com muita pena minha não vou poder estar presente.

O programa é muito pertinente para os profissionais da informação! No próximo ano espero estar presente, se possível com muitos blogueiros ;-)

Espero que coloques as tuas notas pertinentes no teu blogue para que possamos ter acesso às principais incidências do evento.

Um grande abraço,
Paulo Sousa

Sérgio Bernardo on 09 outubro, 2008 disse...

Eu irei estar presente. O programa é bom como referia anteriormente Pedro Príncipe, porém penso que os workshops podiam ser um pouco mais elaborados.

Abraços,

sergiobernardo.eu

Arquivo

Categorias