quarta-feira, 4 de junho de 2008

Rede Portuguesa de Arquivos (RPA): fundamentos para o seu desenvolvimento e gestão




A Direcção Geral de Arquivos (DGARQ) disponibilizou o Módulo 1 - Modelo Conceptual, o primeiro de quatro documentos, que visam "operacionalizar a construção de uma efectiva rede portuguesa de arquivos".
"O objectivo deste trabalho [...] é o de levar a cabo uma reflexão sistemática, apoiada em casos práticos, nacionais e internacionais, teoricamente sustentada, de forma a pro-por a constituição efectiva de uma rede portuguesa de arquivos e a construção da sua interface visível: o portal de arquivos portugueses.
O contexto internacional é particularmente propício ao desenvolvimento deste trabalho. Nesta era de globalização, considere-se ainda que o cliente alvo não é apenas o cidadão português ou europeu, mas o cidadão do mundo, com particular destaque para os países da CPLP.
[...]
O trabalho desenrola-se em diferentes fases, que compreendem a elaboração do modelo conceptual (agora publicado), do modelo lógico, do modelo físico e do documento de requisitos para a elaboração do portal, instrumentos teóricos e práticos necessários para operacionalizar a construção de uma efectiva rede portuguesa de arquivos.
Rede e portal devem ser encaradas como duas realidades indissociáveis. O portal de arquivos, estrutura essencialmente tecnológica, constitui o corolário ou interface da rede, sendo indispensável para a sua visibilidade.
Neste contexto, a disseminação dos recursos arquivísticos portugueses implica a criação de um ponto de acesso agregador."
IN. Módulo 1: Modelo Conceptual | Rede Portuguesa de Arquivos (RPA): fundamentos para o seu desenvolvimento e gestão.

Espero que este projecto tenha "pernas" para andar e se concretize. Face ao contexto actual, só peca pelo grande atraso. Espero que os vários
stakeholders intervenham dinâmica e proficuamente para disponibilizar uma rede de arquivos aberta, acessível, usável e centrada nos utilizadores finais.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias