quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

TV digital pode permitir acesso a conteúdo da internet




Fonte: O Globo online. Data: 20/12/2007
Autor: Kátia Thomas
Rio - Entre as possibilidades da TV digital, está a transmissão de conteúdo da internet pela televisão, o que, segundo analistas, deve se tornar realidade em um prazo de cinco anos. Com a chegada da TV digital ao Brasil , o sistema facilitará a interatividade e vai contribuir para a educação a distância, na opinião dos especialistas Alexandre Hashimoto, coordenador do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Rio Branco, e do professor João Antonio Zuffo, do Laboratório de Sistemas Integrados da USP.
Alguns exemplos de uso dessa tecnologia são o acesso ao e-mail na tela da televisão, a obtenção de dados da internet durante programas (por exemplo, para saber mais sobre novelas e esportes, as informações seriam acessadas na hora na tela), entre outras possibilidades.
- Com os aparelhos de televisão digital, poderemos um dia navegar pela TV com o uso do próprio controle remoto - comentou o especialista Alexandre Hashimoto.
No Brasil, comentou o professor João Antonio Zuffo, a novidade deve se tornar realidade em um prazo de cinco anos. Segundo ele, empresas de telefonia já fazem testes com a tecnologia em São Paulo, mas sem data de lançamento do serviço.
- Atualmente, em São Paulo, já estão cabeando bairros nobres para permitir a comunicação de rede via ultrabanda larga. Esse tipo de banda já existe nos Estados Unidos e na China. Outras tecnologias vão permitir velocidades maiores ainda para esse tipo de comunicação, que poderá ser feita também através das redes difusoras, no que diz respeito à interatividade. Tudo isso vai aproximar a TV do computador - esclareceu Zuffo.
O professor comentou ainda que a convergência digital está provocando uma briga muito cara pela liderança dos mercados, envolvendo emissoras de televisão, empresas de telefonia e fabricantes de computadores.
- Além de ter muito mais opções de programação, incluindo até canais de outros países, o telespectador também poderá baixar conteúdos da internet sem as limitações encontradas hoje - disse o professor Zuffo.

2 Comentários:

Nuno de Matos on 20 dezembro, 2007 disse...

Tive a minha primeira experiência de tv digital este fim de semana. Interessante poder escolher os conteúdos, por exemplo escolher saber o tempo com o mapa meteorológico para uma determinada região ou cidade no canal de meteorologia francês quando este na programação normal indica o tempo para a Europa.

Murilo Cunha on 22 dezembro, 2007 disse...

A tv digital já funciona por mais de dez anos nos Estados Unidos. Infelizmente, parece que agora é que ela está se diferenciando da tv convencional. Faço votos de que na Europa e também no Brasil, essa mudança não demore tanto! No início da tv digital a empresas "colocaram vinho velho uma garrafa nova"! Isto é, utilizaram todo o conteúdo da antiga tv na digital, sem alterações. Ainda temos muito o que aprender com essa nova tecnologia. E, ao chegar também via telefone celular (ou telemóvel, como se diz aí em Portugal), é que teremos novos impactos, não é mesmo?
E as bibliotecas, o que podem fazer nesse novo contexto com a tv digital?

Arquivo

Categorias