terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Software Livre: soluções para várias áreas




O uso de software livre vem crescendo a cada ano no país, não somente nas universidades ou empresas do governo, mas também nas empresas de vários portes e áreas. Um fator motivador é o fato de não se necessitar de quaisquer investimentos para se adquirir o software. Mas existem vários outros, tais como confiabilidade, robustez, desempenho e segurança.

O Linux é um dos mais conhecidos sistemas operacionais baseados em software livre. Apesar do nome único, existem vários “sabores” de Linux, que dependem das distribuições mantidas por comunidades de desenvolvedores ou por empresas de sistemas operacionais como a Mandriva ( www.mandriva.com ), Red Hat (www.redhat.com), Novell (www.novell.com), Debian (www.debian.org) e Ubuntu (www.ubuntu.com). Inclusive, alguns microcomputadores já vêm com Linux instalado ao serem adquiridos em lojas e fornecedores especializados.

Na área de redes de computadores, existem vários produtos que foram desenvolvidos em software livre. Para a segurança de servidores, temos o firewall iptables (http://www.iptables.org/), software para proxy como o squid (http://www.squid-cache.org/) e sistemas para IDS como Snort ( http://www.snort.org/ ). Para outros tipos de servidores temos o samba (www.samba.org) e o ldap (www.ldap.org). Para compartilhamento e autenticação de servidores Windows existe o apache ( www.apache.org ). Como provedor de páginas Web e servidores de e-mail háá o postfix (www.postfix.org).

Em banco de dados, os projetos em software livre são diversos e este é um dos grandes benefícios obtidos: a possibilidade de utilização de sistemas gerenciadores de banco de dados pelas empresas de menor porte. Podemos destacar dois produtos que são bastante difundidos: o mysql ( www.mysql.org ) e o postgresql (www.postgresql.org).

O OpenOffice é um projeto mundial open-source para a criação de uma suíte de escritório, contendo editor de textos, planilha eletrônica, etc. Uma variante deste projeto foi desenvolvida no Brasil, o BROFFICE (www.broffice.org.br).

No mercado de EAD (ensino a distância), existem alguns exemplos que se destacam por serem amplamente utilizados nas universidades e instituições de ensino, tais como o Moodle ( www.moodle.org ) e o Teleduc ( http://teleduc.nied.unicamp.br/pagina/ ) - ambiente de ensino a distancia desenvolvido pela UNICAMP.

Podemos destacar, também, algumas iniciativas que utilizam a filosofia de software livre na área da saúde, dentre elas o Debian-Med ( http://www.debian.org/devel/debian-med/ ), com mais de 15 mil pacotes de licenças GPL, e que tem como objetivo a integração de software de terceiros da área médica com a distribuição Debian.

Todos estes são exemplos de projetos em software livre que, de alguma forma, já têm a sua utilização garantida por diversas empresas e instituições. Mas existem muitos projetos que podem ser úteis nas mais variadas áreas.

Para encontrar um software livre que possa atender às suas necessidades, procure em dois repositórios de projetos de software livre: o sourceforge ( www.sourceforge.net ) e o projeto GNU ( http://www.gnu.org/ ).

Por Marcelo Tsuguio Okano , coordenador dos cursos de tecnologia de banco de dados e redes de computadores da Faculdade Módulo.

Fonte: Jornal do GED CENADEM - Brasil)

Prezados,

como ferramente de ECM - Enterprise Content Management, sugiro o uso do Knowledge Tree.

Sds,

André Ricardo Luz
Linux user 369770
Editor da revista Arquivistica.net





0 Comentários:

Arquivo

Categorias