quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Yahoo adivinha termos de pesquisa




As pesquisas através do motor de busca do Yahoo tornam-se mais fáceis. Agora, o sistema prevê os termos de pesquisa e acrescenta ficheiros áudio, vídeo e imagens aos resultados.

A Yahoo lançou o Yahoo Search Assist. Esta nova funcionalidade é um assistente de busca, que associa conceitos relacionados com o termo que estiver a ser pesquisado, numa caixa separada.

Para além deste assistente, as pesquisas feitas no Yahoo também incluem ficheiros áudio, vídeo e de imagem nos resultados obtidos, como já acontecia com outros motores de busca.

As buscas no Yahoo agora aceder a tags do Flickr, do Del.icio.us e do Yahoo Answers, contando também com os Search Shortcuts, que permite poupar tempo ao fazer pesquisas que sejam mais populares.

Fonte: Exame Informática

2 Comentários:

Anónimo disse...

Acredito que as pesquisas no Yahoo ficarão agora mais completas com essa nova ferramenta.
Paulo Souza, você sabe informar se há a presença de bibliotecários nesta empresa, uma vez que este profissional ficaria com o processo de indexação, e assim propiciaria uma melhor busca de resultados pelos internautas que procurassem esse motor de busca.

Márcia.

Paulo Barreiro de Sousa on 04 outubro, 2007 disse...

@ Márcia:

A nova versão do Yahoo http://www.yahoo.com/ apresenta algumas incrementações bastante interessantes, entre as quais, o Search Assist: http://help.yahoo.com/l/us/yahoo/search/basics/basics-27.html

Penso que o papel do bibliotecário é bastante importante no seio de uma empresa desta magnitude, contudo, as competências exigidas são muito técnicas, passando um pouco à margem da formação do bibliotecário tradicional.

Só para ter ideia, neste momento o Yahoo está a admitir profissionais para as seguintes áreas:
Administration
Business Development / Business Operations
Customer Care
Engineering
Facilities
Finance
Human Resources
Information Systems
Legal
Marketing / Market Research / Public Relations
Product Management
Research
Sales / Sales Operations / Sales Training
Senior Management
Surfing / Editorial Content
User Experience and Design

Ou seja, o profissional da informação deverá possuir uma formação que lhe permita ser flexível e útil para intervir nos variados processos organizacionais e, ao mesmo tempo, ser rigoroso face ao seu paradigma teórico. É sob o chapéu teórico/científico que o profissional deverá salvaguardar o seu papel no seio das organizações, e abrir portas para a entrada de outros mais.

Cumprimentos,
Paulo Sousa

Arquivo

Categorias