quinta-feira, 28 de junho de 2007

A profissão




Profissionais formados em Ciência da Informação com Habilitação em Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) estão impedidos de exercer a profissão. Os alunos não conseguem tirar o registro profissional, por que o Conselho Regional da categoria não reconhece o curso.

A falta do registro impede que os profissionais sejam contratados por instituições públicas. (...)

In EPTV

E em Portugal? Cada vez são mais as licenciaturas em Ciência da Informação, Ciências e Tecnologias da Informação, Ciências da Informação e Documentação e muitas outras que vão substituindo as pós-graduações necessárias para aceder às carreiras da função pública. Qual a posição da BAD neste processo?

2 Comentários:

Dangerouswoman on 29 junho, 2007 disse...

Em Portugal poder-se-á dizer que estamos na mesma situação.
Dizia-se que as pós-graduações iriam deixar de existir mas como se pode constatar continuam em força e o mercado cada vez mais saturado.
Quem se licencia em Ciencia de Informação e afins não têm qualquer hipotese de ser bibliotecário ou arquivista porque a nossa situação ainda não está totalmente clarificada/reclassificada e a Bad como sempre não tem qualquer voto na matéria e não faz nada por nós.
Qual é o papel da Bad para com os profissionais da informação ?

FL on 05 julho, 2007 disse...

Sou Técnico Superior de Arquivo, tirei uma pós-graduação, e não tenho qualquer problema em dizer que só faria bem a este país promover a integração destes licenciados nas nossas bibliotecas e arquivos. Pela minha curta experiência, já percebi que estes licenciados poderiam ser uma lufada de ar fresco em algumas instituições.
Por outro lado, esta barreira até pode ser um mote para se afastarem da administração pública que já viveu melhores dias, e enveredarem por iniciativas mais dinâmicas, criativas e até proveitosas monetariamente.

A postura da BAD, não sendo um seu profundo conhecedor, pode dever ao facto de o peso dos licenciados em Ciências da Informação ser mínimo.

Arquivo

Categorias