sexta-feira, 22 de junho de 2007

Google vai guardar dados de utilizadores durante 18 meses




O Google aplicou novas regras de defesa da privacidade. Doravante, serão os utilizadores a decidir se motor de busca pode ou não arquivar dados de pesquisas por mais de 18 meses.

Esta medida vem no seguimento de algumas críticas de defensores da privacidade dos cibernautas, que receiam que o motor de busca mais popular do mundo utilize os dados de pesquisas sem o devido respeito da privacidade dos utilizadores.
De acordo com as novas regras internas do Google, os dados relativos às pesquisas passam a ser arquivados durante 18 meses, independentemente de o utilizador dar ou não consentimento ao aproveitamento desses dados.

O Google lembra que o recurso aos dados das pesquisas de cada utilizador permite criar contextos e aumentar a eficácia das pesquisas. E esta é a razão por que os novos regulamentos do Google contemplam ainda o arquivo de dados de pesquisas por períodos superiores a 18 meses. Mas nestes casos, o motor de busca apenas procede ao arquivo dos dados de pesquisas, caso o utilizador o consinta.

Com estas regras, o Google prevê tornar anónimos os dados de pesquisas quando não existe consentimento para a utilização dos mesmos em períodos superiores a 18 meses, informa a BBC.

Fonte: Exame Informática

0 Comentários:

Arquivo

Categorias