sábado, 24 de março de 2007

Usuários da Internet no Brasil




O caminhante não faz o caminho o caminhar é permitido pelo conhecer.
Fonte: Lista de discussão: abarreto-l, 24 de março de 2007.

O Brasil tem 32,1 milhões de cidadãos com idade acima de dez anos que acessam a Internet. Porém 120 milhões nessa mesma faixa não acessam. Apenas 21% da população têm acesso a Internet, o que põe o Brasil no 62º lugar no ranking de nível de acesso no mundo, e em quarto lugar na América Latina, atrás de países como Costa Rica, Guiana Francesa e Uruguai.
Os dados são do suplemento especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/2005), divulgado esta semana pelo IBGE e evidenciam a enorme exclusão digital em que ainda vive a população brasileira. No perfil dos que tem acesso a maioria é estudante, a idade é baixa, entre 15 e 17 anos, a renda é alta e o uso é majoritariamente para educação e aprendizado. A exclusão digital aponta para uma exclusão social de renda e educação.
A renda, com informado pela pesquisa do Ibge é a principal barreira para o acesso à rede. Enquanto o rendimento médio familiar do brasileiro é de R$ 471 per capita, o ganho dos que acessam a Internet sobe para mil reais. Na parcela dos que não acessam, o rendimento cai para R$ 333.
A primeira barreira é poder comprar o computador, a segunda é poder pagar o acesso. A terceira é a proficiência digital: depois do acesso é a capacidade de interagir com a máquina na Internet para ver e retirar informação útil.
O analfabetismo digital emperra o a inclusão digital. Ser digitalmente fluente envolve não apenas saber como usar as ferramentas tecnológicas, mas também saber como construir coisas significativas com estas ferramentas, pois seguir as pegadas em um documento digital é como percorrer um labirinto de opções pessoais onde o trajeto para o conhecimento é consentido a cada passo do andar. O caminhante não faz o caminho o caminhar é permitido pelo conhecer.
O que define esta fluência digital é o que apresenta o artigo * abaixo onde a fluência digital é estudada como sendo fruto de existirem três condições conjuntas: conhecimentos, atitudes e habilidades. São identificadas, então, 15 habilidades básicas que em um contexto de atitudes e conhecimento definem a proficiência digital e a possibilidade de usar a web para assimilar conhecimento.
Um outro importante estudo piloto examinou com os desabrigados na Escócia ** analisa o significado que estas tecnologias de informação têm em realizar mudanças no bem estar social. Verifica então, que o estilo de vida dos desprivilegiados é nômade e temporário construído por uma permanência mediada pela satisfação imediata de suas necessidades.
É uma sub-cultura descrita no estudo como caótica, um termo coloquial usado descrever uma vida de eventos errantes e imprevisíveis. A rota da inclusão social é uma realidade muito complexa e requer muitos mais fatores do que só o acesso e o uso da potencialidade da tecnologia digital.
Devemos olhar alem da visão determinista de a tecnologia trará sempre e somente benefícios positivos no seu trajeto As novas tecnologias digitais não resolvem o processo de ajudar indivíduos socialmente empobrecidos a mudar suas vidas para o melhor.
A inclusão digital não gera inclusão social.
Aldo Barreto
*Mitos e lendas da informação: o texto, o hipertexto e o conhecimento http://www.dgz.org.br/fev07/Art_02.htm

** Digital Inclusion without Social Inclusion: The Consumption of Information and Communication Technologies (ICTs) in Homeless Subculture in Central Scotland. Artigo de Claire E. Buré, Universidade de Edimburgo para o The Journal of Community Informatics , Vol. 2, No. 2 (2006)
http://ci-journal.net/index.php/ciej/article/view/251/212
http://www.ci-journal.net/index.php/ciej

Comentário:
Muito interessante a análise sobre o longo caminho que temos que percorrer para ampliar o acesso à Internet no Brasil. Valeria a pena mencionar que recursos para minorar o chamado "fosso digital" já existem. Refiro-me aos enormes montantes advindos do imposto que é cobrado nas contas telefônicas que, atualmente, parecem que já ultrapassou a marca dos cinco bilhões de reais (ou cerca de 2.4 bilhões de dólares, muito dinheiro em qualquer lugar do mundo). Como se sabe 1% dos serviços de telecomunicações vai para formar esse Fundo.
Infelizmente, esses recursos até agora estão sendo "contingenciados" e permanecem parados em algum lugar da burocracia federal. É um crime contra a população brasileira, principalmente para os 120 milhões que estão na faixa etária acima de 10 anos (conforme assinalado no texto de Barreto) e que ficam à margem da Grande Rede. Até agora não vi nenhuma manifestação das entidades da nossa área para coibir esse verdadeiro "abuso" governamental.
Vale a pena citar que, tempos atrás, foi feito um excelente trabalho realizado no âmbito do Programa Sociedade da Informação que visava equipar, com verbas oriundas do FUST, mais de 700 bibliotecas públicas do nosso país. Salvo engano, parece que nenhum CENTAVO foi gasto com esse projeto de tamanha repercussão social, com enormes efeitos multiplicadores, principalmente junto às camadas sociais menos favorecidas.
Acredito que as bibliotecas possam contribuir na luta da inclusão social e, como tal, "o caminhante" precisa fazer o caminho.

Murilo Cunha

0 Comentários:

Arquivo

Categorias