quinta-feira, 8 de março de 2007

Apresentados os primeiros teclados dinâmicos com e-paper




Apresento-vos mais uma pista acerca da revolução dos suportes de informação no actual contexto da sociedade da informação.

"Uma empresa norte-americana apresentou uma nova tecnologia que permite integrar e-paper a teclados de dispositivos móveis. A fabricante de ecrãs e-paper SiPix revelou as primeiras amostras de e-paper aplicado a teclados de telemóveis.

Os e-papers são produzidos individualmente para cada tecla e podem mostrar algarismos diferentes em função da configuração do telefone. Com a tecnologia é possível, por exemplo, ter um telemóvel com teclado dinâmico que, ora mostra os números, ora letras para escrever mensagens ou ainda comandos para jogos. As primeiras amostras do Keypad Display Module (KDM) foram produzidas em conjunto pela SiPix e pela Silitech, uma empresa produtora de teclados para fabricantes de dispositivos móveis.

A SiPix explica que os ecrãs e-paper são aplicados sobre teclas de silicone e garantem flexibilidade e alta durabilidade. O fabricante diz que o e-paper display tem um alto contraste e ângulo de visualização de 180ºC, o que permite usar o teclado mesmo sob sol intenso. O equipamento tem ainda sistema de retroiluminação, para ser visualizado no escuro.

Ao mostrar a nova tecnologia, o director da SiPix Jialock Wong afirmou à agência Reuters que os teclados dinâmicos são apenas uma das múltiplas possibilidades que a tecnologia e-paper vai disponibilizar à indústria de dispositivos móveis nos próximos anos.

Wong lembrou ainda que os ecrã de e-paper são mais económicos, em termos de consumo de energia, que os LCD, além de serem, também, mais finos”.

Fonte: Exame Informática

0 Comentários:

Arquivo

Categorias