terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Biblioteca Digital Mundial




Fonte: UNESCO NewsPress. Data: 11 de dezembro de 2006.

A UNESCO e a Biblioteca do Congresso organizarão uma reunião para organizar o lançamento de uma Biblioteca digital mundial que será um verdadeiro repertório de saberes de todas as culturas e de todas as línguas, disponível na Internet. A reunião procurará criar uma rede de especialistas e de colaboradores que trabalharão no projeto.
Esta biblioteca será organizada pelo Vice-diretor geral da UNESCO para a Comunicação e a Informação, Abdul Waheed Khan, a Embaixatriz dos Estados Unidos na UNESCO, Louise Oliver, e o Bibliotecário do Congresso, James H. Billington, que foi o primeiro a propor a idéia de uma biblioteca digital mundial em 2005. Será presidida por Claudia Lux, Presidente da IFLA.
Entre os outros participantes figuram representantes de bibliotecas nacionais da África, Ásia, Europa, Oriente Médio, América do Norte e América do Sul. Eles verificarão as principais iniciativas nacionais e regionais de bibliotecas digitais existentes e discutirão a forma de interligação destes projetos em uma Biblioteca Digital mundial.
A idéia é discutir igualmente a criação de um sítio para esta Biblioteca com funções de pesquisa e divulgação dos resultados em várias línguas, com ferramentas como cronologias, cartografias e apresentações de assuntos de forma aprofundada por professores e pesquisadores.
“Estou contente que a Unesco, os Estados Unidos e outras instituições continuem a desenvolver uma iniciativa desta importância”, declarou o Diretor Geral da Unesco. “Devemos encorajar todos os Estados membros da Unesco a colaborar em todos os níveis para proteger os livros, os documentos de arquivos e os documentos audiovisuais únicos ameaçados pela utilização das tecnologias”, acrescentou Koïchiro Matsuura.
Esta biblioteca deverá desenvolver-se graças à cooperação entre a UNESCO e bibliotecas e instituições culturais de todo mundo de forma a promover a compreensão internacional e intercultural, a aumentar o conteúdo em línguas outras que o inglês e de países não ocidentais disponível na Internet de forma a contribuir para o desenvolvimento do saber.
O projeto consistirá principalmente em digitalizar documentos únicos e raros, tornando-os acessíveis gratuitamente na Internet. Entre estes documentos encontram-se manuscritos, os mapas, livros, partituras musicais, registros sonoros, filmes, documentos impressos e fotografias, bem como desenhos de arquitetura presentes em bibliotecas e outras instituições culturais de todo o mundo. Um dos aspectos mais importantes consistirá na criação de acessos em países em desenvolvimento de forma que estes países e regiões do mundo possam participar e estar presentes na Biblioteca digital mundial.
“Para a UNESCO, as bibliotecas – sejam elas bibliotecas com documentos em papel ou digitais – sempre tiveram um papel fundamental em sua missão de promover a livre circulação de idéias através da palavra ou da imagem e de entreter, aumentar ou disseminar o conhecimento,” declarou Abdul Waheed Khan, no momento do anúncio do apoio da UNESCO a este projeto.
James H. Billington declarou: “uma biblioteca digital mundial promoverá o diálogo intercultural e a compreensão internacional e aumentará o volume de conteúdos de alto nível disponíveis gratuitamente na Internet. Os documentos culturais básicos são uma necessidade humana que transcende a política”

0 Comentários:

Arquivo

Categorias