segunda-feira, 30 de outubro de 2006

UNESCO debate riscos de fragmentação da internet e para a liberdade de expressão no ciberespaço no Fórum sobre a Gestão da Internet




Como evitar a fragmentação da internet, garantir o livre fluxo de informação no ciberespaço e respeitar o direito humano básico de liberdade de expressão na web. Estas são algumas das questões cruciais a serem tratadas na primeira reunião do Fórum sobre Governança na Internet, que será realizada em Atenas de 31 de outubro a 2 de novembro de 2006.
--

“A revolução da internet, que permite inúmeras pessoas de todos os estilos de vida comunicar, trocar informação e idéias além das barreiras geográficas, sociais e culturais, oferece um potencial sem precedentes para o desenvolvimento de indivíduos e comunidades”, observa o Diretor-Geral da UNESCO Koichiro Matsuura.
--

Entretanto, ele alerta: “Esse potencial, que já melhorou as vidas de tantas pessoas em todo o mundo, depende da abertura e do respeito pelos direitos humanos. A internet não cumprirá sua função se questões políticas e problemas técnicos, como a definição de nomes de sítios de internet, forem usados para erguer barreiras intransponíveis no ciberespaço, impedindo as pessoas de exercer a liberdade de expressão e de escolher livremente a informação que desejam compartilhar.”
--
[...]
--
Desde a sua criação há 60 anos, a UNESCO tem se preocupado com a promoção do livro fluxo de idéias por palavra e imagem. Ao fim da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI, em Tunis, 2005), o Compromisso e a Agenda de Tunis para a Sociedade da Informação reconheceram que a liberdade de expressão e o livre fluxo de informação, idéias e conhecimento são essenciais para a sociedade da informação e o desenvolvimento, juntamente com acesso à informação, respeito à diversidade cultural e lingüística e ao papel da mídia. A CMSI também convidou a UNESCO para contribuir para o desenvolvimento de: capacitação, acesso à informação e ao conhecimento, educação eletrônica, ciência eletrônica, diversidade cultural e lingüística e conteúdo aberto, mídia, dimensões éticas da sociedade da informação e cooperação internacional e regional.
--
Consultar notícia complena em: OSI.UNESCO

0 Comentários:

Arquivo

Categorias