domingo, 22 de outubro de 2006

DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação




DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação

" Será que a aleatoriedade do acesso aos dados armazenados em mídia digital confere aos computadores o estatuto de máquinas adequadas àquela representação pluridimensional, dispositivos, portanto, mais capazes de exprimir uma cultura global e fragmentária através de uma "coisa à qual somente nós, hoje, podemos dar um nome (...): um 'hipertexto'"? " está é uma pergunta que Luiz Carlos Brito Paternostro, nos faz em seu artigo abaixo indicado e parte do DataGramaZero de outubro de 2006.


DATAGRAMAZERO de outubro -

Artigos:

1 - Referir: ref. 'referir' por Luiz Carlos Brito Paternostro

Resumo: Expressando uma das visões do nosso tempo, há quem considere a assim chamada 'hipermídia' eletrônica digital como portadora privilegiada de uma 'pluridimensionalidade' essencial e libertadora do pensamento e do procedimento 'lineares', supostamente característicos da fala e da escrita, em particular do impresso. Mas um sistema de referências fixas e ostensivas não constitui, nem pode constituir, uma 'linguagem'. É somente neste âmbito representacionalista que poderiam reivindicar algum sentido as afirmações sobre a 'pluridimensionalidade' dos hipertextos e a suposta 'linearidade' da linguagem 'natural'

2 - Preservação digital e os profissionais da informação por Miguel Ángel Márdero Arellano e Ricardo Sodré Andrade

Resumo: O texto discute as relações entre os tradicionais profissionais da informação, arquivistas e bibliotecários, e o conceito de preservação digital, apresentando a questão da gestão informacional digital e a necessidade de adaptação das metodologias de tratamento documental, conhecidas por cada um daqueles profissionais, para o âmbito digital. O estudo aponta para a necessidade de conhecimento e/ou desenvolvimento de modelos teóricos e práticos que atentem para a natureza do material a ser preservado, bibliográfico ou arquivístico, porém, afirmando que tais materiais, pelo fato de serem essencialmente informacionais, promovem a existência de pontos de convergências em seus tratamentos.

3 - Uma proposta de modelo de representação do conhecimento contido no texto de artigos científicos publicados na web em formato elegível por programas por Carlos H. Marcondes, Marília A. R. Mendonça e Luciana R. Malheiros

Resumo: pesquisa com o objetivo de indicar um modelo de publicação eletrônica de artigos científicos como texto, legivel por pessoas, e simultaneamente, em formato legivel por programas. O conhecimento registrado desta forma viabiliza seu processamento por programas inteligentes. Embora publicados na Web periódicos eletrônicos são ainda calcados no modelo de publicações em papel e não utilizam todo o potencial do meio eletrônico. O modelo proposto pretende ampliar estas potencialidades, viabilizando recuperação semântica e validação dos novos conhecimentos reportados pelos artigos.


4 Gestão da Informação Governamental: em direção a uma metodologia de avaliação por Ana Maria Barcellos Malin

Resumo: propõe um elenco de boas práticas em Gestão da Informação Governamental (GIG) constituindo um modelo de referência para apoiar os gestores públicos e da informação na avaliação . O conjunto de práticas foi formado a partir de três modelos: o do Governo Federal dos EUA e os outros dois canadenses . É analisada a relação Estado e Informação: em seu duplo caráter organizacional e institucional e sua crescente complexidade em gerenciar informações.

5 - Os paradoxos da patente por Joana Coeli Ribeiro Garcia

Resumo: A patente, considerada insuperável para a produção de tecnologia, tem dupla função: fonte de informação e representação de conhecimento. O estudo empírico investiga o uso da patente produção de nova tecnologia,e vantagens e desvantagens são apresentadas; a importância da patente é reafirmada, porém, as informações são apenas para as atividades de registro de nova patente objetivando garantir monopólio ou licenciamento da tecnologia.

COLUNAS

"Na decisão do que colocar a informação no estoque, cada escolha exclui uma outra, uma opção é aceita outras são descartadas. A seleção dos documentos formadores do estoque ocorre em paralelo com o ato de censura. "
Leia o texto de opinião de Aldo de A. Barreto "Memória do futuro, fragrância do porvir" Ainda, no DZG de outubro duas recensões de livros muito especiais :A Biblioteca à Noite de Alberto Manguel e BrOffice.org: CALC e Writer de Renato Schechter .

O DataGramaZero de outubro está disponível em:DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação www.datagramazero.org.br www.dgzero.org/ (espelho nos EUA) www.dgz.org.br

O DataGramaZero tem o ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet, livre para leitura e cópias, sem qualquer custo de acesso para seus leitores. Pode-se ter acesso aos 40 números anteriores da Revista no site.

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à informação. Tem conceito A no Qualis da Capes e PAGE RANK 5 no Google, o maior rank para os periódicos desta área no Brasil .Todos os números anteriores do DGZ, desde dezembro de 1999, estão disponíveis no mesmo site com os artigos disponíveis para download e leitura.

Fonte: arquivistica@yahoogrupos.com.br

0 Comentários:

Arquivo

Categorias