terça-feira, 12 de setembro de 2006

Periódicos antigos serão divulgados na Internet




Google faz busca de notícias em arquivos de até 200 anos
--

Autor: Alexandre Barbosa Fonte: O Estado de S. Paulo
--

Data: 6 de setembro de 2006.
--

SÃO PAULO - A gigante de buscas Google estreou nesta quarta o Google News Archive Search, uma derivação do serviço Google News, de busca de notícias, porém dedicado a vascular as seções de arquivos de veículos noticiosos como jornais e revistas.
Segundo a empresa divulgou, a ferramenta dará acesso a material de até 200 anos atrás, podendo exibir, nas buscas, referência a material de consulta gratuita e também para conteúdos pagos.
Uma busca por temas genéricos apresenta uma linha do tempo em que o usuário pode selecionar os arquivos por década ou por ano, conforme a disponibilidade de arquivos. Também é possível segmentar os resultados por editorias. A maior parte do conteúdo indexado está em inglês, embora seja possível encontrar materiais em outros idiomas.
A perspectiva é de que o Google expanda o alcance da ferramenta para outros países e idiomas com o passar do tempo, a exemplo do que já fez com o Google News.
--


Fonte: Estadão

1 Comentários:

Anónimo disse...

Não é a primeira vez que visito o blog e tenho gostado muito de frequentá-lo sempre que posso. Sou estudante de ciências da informação e da documentação e até então não havia encontrado um blog específico nesta área.

Arquivo

Categorias