sexta-feira, 21 de julho de 2006

Universidade do Minho lança mestrado em Ciência da Informação




Inscrições abertas até 11 de Setembro
--

A Universidade do Minho passa a oferecer, a partir do próximo ano lectivo, um inovador mestrado em Ciência da Informação, resultado da parceria criada entre a Escola de Engenharia, e o Instituto de Ciências Sociais.
--

As candidaturas já se encontram abertas, podendo inscrever-se - até 11 de Setembro próximo - titulares de licenciatura designadamente em Ciência da Informação ou equivalente ou com curso de especialização em Ciências Documentais ou equivalente.
--

Este curso de mestrado foi criado com a noção clara de que a chamada "sociedade da informação" é muito mais do que um slogan a que frequentemente se recorre. Em particular as actividades profissionais mais directamente relacionadas com o processamento da informação debatem-se, cada vez mais, com a necessidade de lidar com novos instrumentos de trabalho e com a complexidade acrescida nas tarefas de organização e gestão da informação. Tais necessidades exigem novos métodos de trabalho, e competências relacionadas com a conversão da informação existente para novos suportes, e com a garantia da perenidade dos suportes digitais, sem esquecer as questões legais.
--
A formação pós-graduada em "ciência da informação" que a UM passa agora a proporcionar procura constituir-se como um espaço de reflexão e de contributo naquelas temáticas. O curso contempla, entre outros aspectos, a natureza da informação, o seu tratamento e gestão, as suas fontes e respectivos âmbitos, os suportes e veículos, as tecnologias, as instituições e serviços constituídos em torno da informação, a problemática dos usos sociais e dos utilizadores/consumidores, a informação nas organizações e subsistemas sociais, as políticas de informação de âmbito nacional, europeu e internacional.
--

O Curso de Mestrado tem a duração de dois anos, funcionando a parte lectiva em horário pós-laboral, nas instalações do Campus de Azurém, em Guimarães.
--

Os interessados poderão obter informação mais desenvolvida através do site http://mci.dsi.uminho.pt, do mail mci@dsi.uminho.pt, ou do telef. 253 510 319 (Departamento de Sistemas de Informação).
--
Informação disponibilizada pela colega Susana Cunha (BMAG - Biblioteca Municipal Almeida Garrett - Porto). Desde já agradeço pela sua colaboração.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias