sexta-feira, 30 de junho de 2006

Projecto RODA (Repositório de Objectos Digitais Autênticos)




As iniciativas do Governo Electrónico determinam dever a Administração Pública, cada vez mais, basear a sua actividade nos meios electrónicos de suporte à produção e comunicação, no intuito de agilizar processos e assegurar um serviço mais rápido, completo e transparente para o cidadão. Neste cenário torna-se claro o crescimento de produção de objectos digitais, os quais importa preservar em condições que garantam o seu valor evidencial, autenticidade e utilização plena a curto, médio e, eventualmente, longo prazo – sob pena de se colocarem sérias dificuldades à continuidade dos processos de negócio organizacionais, de não se rentabilizar o uso da informação detida pelo sector público, de não se garantir a salvaguarda de direitos do Estado e dos cidadãos, de se perderem os registos que sustentam a memória individual e colectiva.
--

Neste sentido o IAN/TT (Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo) assumiu como objectivo estratégico desenvolver processos, ferramentas e recursos capazes de dar resposta às necessidades de preservação dos objectos digitais produzidos na AP e que cuja conservação continuada seja considerada como justificada. Este projecto conta ainda com a participação da Universidade do Minho uma perspectiva de coordenação informática de todo o desenvolvimento.
--

O objectivo do projecto RODA (Repositório de Objectos Digitais Autênticos) é promover e concretizar, até Março de 2007, o estudo de uma solução – ultimada na construção de um protótipo exemplificativo da solução encontrada – que compreenda as vertentes técnica e tecnológica, capaz de vir posteriormente a desenvolver-se na escala necessária para responder cabalmente às necessidades das organizações no que respeita à transferência de objectos digitais de conservação a longo prazo.
--

Neste momento o RODA dispõe de um portal (http://crib.dsi.uminho.pt/roda/) onde toda a informação relativa ao projecto será disponibilizada à medida que for sendo produzida.
--
Informação disponibilizada pelo Dr. Miguel Ferreira, investigador do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias