sábado, 24 de junho de 2006

Plataforma de integração da herança cultural europeia em desenvolvimento




Conteúdos culturais digitalizados podem ser armazenados e disponibilizados sem custos para as organizações através da rede europeia BRICKS, que assegura a interoperabilidade entre museus, bibliotecas, especialistas de arte, investigadores e o grande público.
--

Se numa fase inicial a Europa se deparou com o problema da digitalização de milhões de conteúdos culturais espalhados por toda a Europa como livros, artefactos, filmes e fotografias, numa segunda fase, coloca-se também a questão do armazenamento desses conteúdos digitalizados, assim como, a sua distribuição por parte das pequenas e médias organizações culturais.

Neste sentido, o projecto Building Resources for Integrated Cultural Knowledge Services (BRICKS), que está a ser desenvolvido no âmbito do programa da Information Society Technologies (IST), está a criar novas infra-estruturas tecnológicas de forma a permitir que museus, arquivos, bibliotecas e outras instituições de pequena e média dimensão possam partilhar e explorar os seus conteúdos, reduzindo os custos de distribuição dos serviços de biblioteca digital.

«As pequenas organizações, em geral, têm falta de meios financeiros para construir e manter os seus próprios sistemas portanto para eles os benefícios de juntar a comunidade BRICKS são grandes», refere Sílvia Boi, Directora de Comunicações do projecto, citada em comunicado do IST. A especialista adianta ainda que as pequenas organizações «podem simplesmente fazer o download do software e adicionar os seus conteúdos à rede a baixos custos, ganhando visibilidade e capacidade de partilhar o seu conhecimento ao longo das fronteiras organizativas. A capacidade de se pode escalar o sistema significa que o número de nós que podem ser adicionados é infinita».


Notícia completa em: TV Ciência

0 Comentários:

Arquivo

Categorias