quarta-feira, 12 de abril de 2006

Holmes - Sistema de busca de artigos em Ciência da Informação e áreas associadas




O colega Ricardo Sodré Andrade, estudante de Arquivologia na Universidade Federal da Bahia, está a desenvolver o Holmes (http://www.holmes.feudo.org), um "detective digital" que busca e indexa trabalhos académicos de repositórios e periódicos de Ciência da Informação e áreas associadas.
--

Actividades como o levantamento bibliográfico e a busca facilitada em múltiplos repositórios e periódicos com "revisão pelos pares" (peer-review) são os principais argumentos para um sistema como este.
--

Actualmente, o projecto ainda está a ser testado. Já foram detectados alguns problemas, sendo que alguns dos quais já estão a ser solucionados, nomeadamente:

a) O Holmes não consegue reconhecer acentuação nos dados importados a partir de 2 (dois) periódicos electrónicos;
b) Algumas partes do sistema ainda não foram traduzidas.
--

O desenvolvimento de métodos (agentes inteligentes) que possam indexar periódicos que não utilizam o protocolo OAI é uma possibilidade a ser explorada, caso haja uma grande aceitação do Holmes.
--
Até ao momento o Holmes já conhece 5976 artigos em 13 periódicos ou repositórios diferentes. A tendência é que esses números aumentem, nomeadamente, com a publicação de novas edições já indexadas ou com a inclusão de novos periódicos e repositórios na lista do Holmes.
--

A URL do Holmes é: http://www.holmes.feudo.org
--

O mentor deste projecto agradece aos visitantes que queiram fazer testes (pesquisas) e comentários sobre o sistema.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias