sexta-feira, 31 de março de 2006

Reestruturação no Ministério da Cultura




"(...) os novos Arquivos Nacionais assumem as atribuições que antes pertenciam ao Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e ao Centro Português de Fotografia (CPF).

Ao deixar de existir, parte das funções do CPF são delegadas nos Arquivos Nacionais, enquanto as atribuições relativas ao apoio e difusão da fotografia transitam para a Direcção-Geral de Apoio às Artes.

A transformação do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB) e do Instituto das Artes (IA), em Direcção-Geral do Livro e da Leitura e Direcção-Geral de Apoio às Artes, respectivamente, foi justificada pela ministra por, segundo a lei, «os institutos sem dois terços de receitas próprias terem de ser direcções- gerais».


Da reestruturação hoje apresentada fazem ainda parte a mudança de nome da Biblioteca Nacional, que passará a designar-se por Biblioteca Nacional de Portugal, e o processo de avaliação «quanto à sua natureza e tutela» a que serão submetidas a Academia Portuguesa de História, a Academia Nacional de Belas-Artes e a Academia Internacional de Cultura Portuguesa. (...)"

1 Comentários:

O bibliotecário anarquista on 02 abril, 2006 disse...

E a Academia das Ciências não se pronuncia. A Bibliografia Científica não interessa à Biblioteca Nacional. É só a história (a única ciência que interessa?), a literatura e a arte?...
Parece-me que nas bibliotecas nacionais dos países mais desenvolvidos o tratamento do conhecimento científico e técnico é tão ou mais importante que o tratamento da literatura e da arte.

Arquivo

Categorias