quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Portal de periódicos de acesso livre




Capes lança portal que oferece gratuitamente 20% do conteúdo que anteriormente se encontrava em acesso restrito. Medida impulsiona estudos.
--
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) teve sua procura aumentada quase nove vezes nesses últimos cinco anos. Em 2000, quando foi criado, eram apenas nove mil acessos diários. Atualmente, são cerca 80 mil por dia. A alta demanda desse portal – com acesso restrito a instituições de ensino e pesquisa brasileiras – chamou a atenção dos integrantes da Capes e impulsionou um sonho antigo: a criação de um espaço virtual semelhante com consulta totalmente gratuita. O projeto foi lançado oficialmente na manhã de segunda-feira, 23 de janeiro, no Ministério da Educação (MEC).
--

“Por meio do Portal de Acesso Gratuito, a Capes oferecerá, ao público geral que tenha acesso à internet, 20% do conteúdo do portal restrito”, comenta o presidente da Capes, Jorge Guimarães. Ao todo, o Portal de Acesso Gratuito traz 1.050 publicações entre teses de doutorado defendidas no Brasil, patentes, livros e estatísticas.
--

Guimarães ressalta que esse endereço virtual traz à comunidade acadêmica e científica o que há de mais atualizado no mundo em todas as áreas do conhecimento. “Para se ter uma idéia de quanto nosso portal é restrito, na Esplanada dos Ministérios, apenas o Ministério da Ciência e Tecnologia e o da Educação têm acesso à base de dados”, diz.
--
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
--
Assim como o acesso ao portal restrito cresceu, seu acervo também evoluiu. Dos 1,8 mil periódicos oferecidos em 2000, chegou-se ao patamar de 9.527 em 2005. O número de instituições com acesso também aumentou: de 71, em 2000, para 163, em 2005, das quais 151 de maneira gratuita. Para manter esse acervo, a Capes investe, anualmente, R$ 80 milhões. “Isso tem reflexos imediatos na posição internacional que o Brasil ocupa na produção científica em periódicos indexados. Saímos de 11.413 artigos, em 2002, para 15.716, em 2005”, afirma o ministro da Educação, Fernando Haddad.
--

O presidente da Capes declara que o acervo do portal tem importância fundamental para o desenvolvimento científico, artístico e cultural do país por disponibilizar conhecimento de ponta e atualizado em todas as áreas.
--

Para o decano de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB), Marcio Martins Pimentel, a nova plataforma vem somar opções para a área de pesquisa do país. Mais do que simplesmente levar a informação científica ao cidadão não-pesquisador, o portal gratuito ajudará no andamento de pesquisas, contribuirá para uma maior atualização dos corpos docente e discente e ajudará a agilizar a produção de teses e dissertações. “Quanto mais fácil o acesso à informação, maior a quantidade e melhor a qualidade da produção científica do país”, aposta o decano.
--
--
Informação disponibilizada pelo colaborador

Dr. Murilo Bastos da Cunha

0 Comentários:

Arquivo

Categorias