segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Novidades sobre o blog "A Informação"




Bom dia a todos os visitantes.

--
Hoje tenho algumas novidades para partilhar com vocês.

--
A primeira diz respeito à divulgação da newsletter deste blog. O Portal de Referência do Serviço de Informação Referencial (SIR) do Núcleo de Documentação (NDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou na sua secção de notícias e através do seu “informe eletrónico” a newsletter deste blog. Desde já recomendo a visita deste portal, pois além de estar sempre bem actualizado, há a possibilidade de receber regularmente as novidades através de e-mail. Visitem!

--
A segunda informação prende-se com a disponibilização de uma nova secção neste blog. Chama-se: “Software Open Source: Arquivos, Bibliotecas & Repositórios” e remete para o acesso a um conjunto de aplicações gratuitas que podem ser usadas por qualquer pessoa ou instituição. Destas aplicações pode destacar-se a plataforma DSpace, desenvolvida conjuntamente pelo MIT e a HP, e usada, por exemplo, no RepositóriUM da Universidade do Minho. Outra aplicação muito interessante é o Greenstone, esta permite criar uma biblioteca digital, mesmo em computadores pessoais que não tenham acesso à Internet ou a um servidor. Dispõem de um servidor próprio e de um browser para navegar através da biblioteca criada. O processo de criação da colecção de objectos digitais é muito simples.

--
A terceira novidade diz respeito à reformulação da secção de motores de busca. Esta deu origem à secção de “Recuperação de informação”, pois subdividiu-se as diversas ferramentas em função do seu método de recuperação de informação da web. Desta forma, passamos a ter “Meta-Motores de Busca”, “Motores de Busca” e “Directórios”.

--
Desde já agradeço a quem quiser enviar mais referências interessantes para serem incluídas nas diversas secções. Podem deixar as mesmas em comentário das mensagens ou enviem por e-mail.

--
De momento é tudo. Uma boa semana para todos.

--
Com os melhores cumprimentos,

Paulo Sousa

0 Comentários:

Arquivo

Categorias