Nos dias de hoje, existe uma necessidade premente, por parte de todas as pessoas, de ter acesso à informação de uma forma rápida, fácil e controlada. Esta mudança de paradigma faz-se reflectir inclusive na administração pública, pois cada vez mais o cidadão tem menos tempo para despender em deslocações às instituições, recorrendo a meios alternativos como a Internet, fax, SMS,…
Cada vez mais, o futuro passa pela necessidade de todas as organizações comunicarem entre si e existir um local a partir do qual o cidadão/empresa possa comunicar com as várias organizações, de forma fácil e rápida, tal como uma grande quantidade de pessoas faz com as suas instituições bancárias, podendo contactar com estas utilizando o canal Internet e reduzindo as deslocações ao balcão para as situações em que é imperativa a presença física.
--
Numa altura em que a revolução da Internet e do mundo digital está a convergir com a revolução do design e da implementação dos processos de negócio para alcançar o futuro acima mencionado, isto é, para que todas as instituições da administração pública central e local comuniquem entre si, a interoperabilidade é a pedra filosofal que suporta esta revolução.
--
A interoperabilidade entre plataformas e a necessidade de integrar os dados não é um problema novo, mas tornaram-se fundamentais neste mundo globalizado em que vivemos, que requer a capacidade de resposta aos pedidos de uma forma rápida e eficiente. A interoperabilidade consiste na capacidade de transferir e utilizar informações de maneira uniforme e eficiente entre várias organizações e sistemas de informação.
--
Aceder ao artigo completo em: Webservices
--
Fonte: SINFIC
0 Comentários:
Enviar um comentário