quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Utilização dos Webservices na Interoperabilidade de Sistemas de Informação na Modernização da Administração Pública




No início do século XXI, o governo português defende a necessidade de uma administração pública centralizada no cidadão. Perante esta linha governativa, actualmente a administração pública central, local e regional tem como grande desafio a actualização e a inovação do seu funcionamento.
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Nos dias de hoje, existe uma necessidade premente, por parte de todas as pessoas, de ter acesso à informação de uma forma rápida, fácil e controlada. Esta mudança de paradigma faz-se reflectir inclusive na administração pública, pois cada vez mais o cidadão tem menos tempo para despender em deslocações às instituições, recorrendo a meios alternativos como a Internet, fax, SMS,…
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Assim, para atingir os objectivos referidos anteriormente, as instituições têm realizado verdadeiras revoluções internas, optimizando procedimentos de trabalho, definindo e gerindo processos, sempre com o objectivo de prestar cada vez mais um melhor serviço. A melhoria e optimização do serviço prestado ao cidadão passa também pela optimização dos processos, pela redução de tempos de execução das actividades e por melhoramentos nos circuitos internos realizados pelos processos. Torna-se, portanto, fundamental a implementação de projectos de interoperabilidade entre sistemas de informação, estando estes numa mesma organização ou inter-organizações.
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Interoperabilidade
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Cada vez mais, o futuro passa pela necessidade de todas as organizações comunicarem entre si e existir um local a partir do qual o cidadão/empresa possa comunicar com as várias organizações, de forma fácil e rápida, tal como uma grande quantidade de pessoas faz com as suas instituições bancárias, podendo contactar com estas utilizando o canal Internet e reduzindo as deslocações ao balcão para as situações em que é imperativa a presença física.
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Numa altura em que a revolução da Internet e do mundo digital está a convergir com a revolução do design e da implementação dos processos de negócio para alcançar o futuro acima mencionado, isto é, para que todas as instituições da administração pública central e local comuniquem entre si, a interoperabilidade é a pedra filosofal que suporta esta revolução.

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A interoperabilidade entre plataformas e a necessidade de integrar os dados não é um problema novo, mas tornaram-se fundamentais neste mundo globalizado em que vivemos, que requer a capacidade de resposta aos pedidos de uma forma rápida e eficiente. A interoperabilidade consiste na capacidade de transferir e utilizar informações de maneira uniforme e eficiente entre várias organizações e sistemas de informação.

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Aceder ao artigo completo em: Webservices

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Fonte: SINFIC

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