quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

Orientações para a Descrição Arquivística: Ponto da Situação




Informação do Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo:
--
Após a divulgação das Orientações para a Descrição Arquivística: documentação junto da comunidade profissional, foram recebidas propostas e comentários de diferentes entidades: Arquivos Distritais de Castelo Branco, Faro, Guarda, Leira, Porto, Setúbal, Vila Real, bem como do Arquivo Fotográfico de Lisboa, Centro Português de Fotografia,
Arquivo Histórico da Secretaria Geral do Ministério da Educação, Arquivo
Histórico Ultramarino, Arquivo Municipal de Lisboa, Arquivo Municipal de Loulé, e Torre do Tombo.
--
Encontra-se em fase final de redacção o texto das Orientações para a Descrição Arquivística: produtores e escolha e construção de pontos de acesso normalizados para pessoas colectivas, pessoas singulares e famílias.
--
Concluída esta versão provisória, abrir-se-á uma nova fase de consulta à comunidade arquivística, para recepção de comentários, propostas de alteração, críticas e sugestões. Pretende-se, uma vez mais, envolvê-la na sua realização, seguindo aquele que se tem vindo a consolidar como lema neste longo processo de construção: orientações de todos para todos.
--
A comunidade arquivística portuguesa passará então a dispor de um novo instrumento de trabalho que se espera útil e que contribua para a implementação da Rede Nacional de Arquivos. Será da responsabilidade de todos e de cada um contribuir para as revisões periódicas que se exigem para que um documento com estas características não perca a sua validade e actualidade.
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias