Num sector de actividade onde a cadência de lançamentos de novos produtos é muito rápida, o factor "trend" é algo cada vez mais levado a sério. Estar na moda, fazer produtos que estão na moda ou, acima de tudo, criar uma moda tornou-se um caso de sucesso e por vezes um factor de sobrevivência.
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Entre os casos mais mediáticos do ano de 2004, destacamos quatro pelas repercussões que têm em diversas áreas. Em primeiro lugar, distinguimos a tão badalada banda larga, que basicamente se poderia descrever como uma qualquer ligação à Internet capaz de disponibilizar o visionamento de fontes multimédia, como som ou imagem de alta qualidade, com a mesma facilidade com que se acede a uma página Web ou a um correio electrónico.
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Enquanto os governos anunciam com pompa e circunstância a disponibilização destes serviços aos portugueses, no estrangeiro verifica-se que o sector privado, funcionando em perfeita concorrência, propõe acessos mais rápidos e curiosamente mais baratos do que os disponíveis em Portugal.
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Neste aspecto, e mais uma vez, continuamos muito fora de moda. Enquanto a disponibilização da Powerline e outras tecnologias via rádio não forem uma realidade, teremos de nos contentar com o que as empresas do grupo Portugal Telecom têm para nos oferecer, visto os concorrentes preferirem apostar unicamente no sector empresarial onde o factor volume é mais atractivo para compensar os avultados investimentos. A Cabovisão e a Bragatel são alternativas, mas, infelizmente, com muito pouca implantação nacional.
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