sábado, 12 de novembro de 2005

Novo colaborador: Eloy Rodrigues




Bom dia,
--
A partir de hoje, este blogue vai passar a contar com a cooperação de Eloy Rodrigues. Este Bibliotecário, é Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Tem dedicado especial atenção aos aspectos relacionados com o impacto e utilização das TIC, em particular da Internet, nas bibliotecas, o desenvolvimento de bibliotecas digitais, as fontes de informação e serviços de referência, o sistema de comunicação da ciência e o acesso livre à literatura científica. Autor de diversos livros e artigos sobre estas temáticas, tem também participado, em alguns casos como membro das comissões científicas ou de programa, em inúmeras conferências e congressos nacionais e internacionais nesta área. Membro de diversas associações científicas e profissionais, já integrou por duas vezes o Conselho Directivo Nacional da BAD, a última das quais como vogal da Comissão de Formação.
--

Algumas das suas publicações disponíveis na Web:
--

Com esta colaboração, este blogue passa a contar com um especialista na área do Acesso Livre ao Conhecimento. O seu contributo torna-se uma mais valia, na medida em que este movimento está a ter um grande impacto dentro da comunidade académica e científica. E, por conseguinte, todos os profissionais da informação, ao exercerem a sua actividade, devem de estar preparados para dar uma resposta adequada às necessidades informacionais nos diversos contextos e sistemas de informação (Bibliotecas, Arquivos, Centros de Documentação, Empresas, outros serviços da Administração Pública, etc.), tendo sempre em atenção estas mudanças paradigmáticas no acesso à informação científico-tecnológica. Perante este contexto, devo dizer que ficamos todos à espera de novidades no que concerne à evolução desta temática (e de outras) dentro da sociedade da informação.

--
Paralelamente à entrada deste novo colaborador, e com o apoio do mesmo, também foi concebida uma nova secção sobre o “Acesso Livre”, onde se pode aceder a alguns factos importantes que estiveram na génese deste movimento, assim como, a projectos, artigos, blogues, fóruns, etc.


Com a entrada deste colaborador, a partilha de informação que se está a operar neste blogue, nomeadamente, com a participação de profissionais da informação do Brasil e de Portugal, torna-se mais abrangente, enriquecendo-nos cada vez mais, tanto a colaboradores como a todos os visitantes deste blogue.
--

Desde já agradeço a sua colaboração.
--

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Sousa

0 Comentários:

Arquivo

Categorias