terça-feira, 4 de outubro de 2005

Novas Funcionalidades do Portal B-ON




No passado dia 28 de Setembro foi disponibilizado à comunidade académica e científica nacional o novo portal da Biblioteca do Conhecimento Online (www.b-on.pt), que apresenta uma melhor ergonomia e usabilidade. Este portal, disponível desde Abril de 2004, tem agora novas e mais importantes funcionalidades. É mais simples para os utilizadores encontrarem o que procuram no vasto conjunto de conteúdos que a B-ON disponibiliza: mais de 16 000 títulos em texto integral e bases de dados referenciais.

Para além das funcionalidades de base já disponíveis na antiga versão, como o motor de pesquisa integrada, a interface unificada de pesquisa e a área pessoal, estão agora disponíveis diferentes tipos de interfaces de pesquisa para vários perfis de utilizador (principiante, regular ou perito) com interfaces de pesquisa, navegação e apresentação de resultados ergonómicos; lista A-Z por tipo de instituição (regular ou hospitalar) e a fundamental ajuda de contexto.
--

Este projecto foi fruto do trabalho de uma equipa multidisciplinar, composta por técnicos superiores, bibliotecários das instituições aderentes à B-ON, representantes da distribuidora do produto (Metalib e SFX) e um perito em comunicação e imagem, num processo que se estendeu por cerca de seis meses.

Desde o seu lançamento há cerca de um ano e meio a B-ON tem vindo a crescer a todos os níveis: dos iniciais 3500 títulos disponíveis, passou-se para mais de 16 000 títulos; de 48 instituições aderentes para cerca de 70, as quais têm hoje acesso sem limites às publicações em texto integral das editoras de maior referência a nível mundial.

Para além das editoras que desde o início abraçaram este projecto, a B-ON inclui hoje mais um conjunto de editoras de destaque: Taylor & Francis, Annual Reviews, Association for Computing Machinery, Institute of Physics, American Institute of Physics, Royal Society of Chemistry, American Chemical Society, Society for Industrial and Applied Mathematics, Zentrallblat, Academic Search Premier, Business Source Premier. De destacar, igualmente, os recursos em open access evidenciando a PubMed, uma referência na investigação médica mundial.
--

A importância da B-ON é reconhecida além fronteiras. Para além da Economist Intelligence Unit a ter citado como modelo num relatório sobre casos de sucesso da utilização de fundos estruturais para os países do alargamento, esta iniciativa tem vindo a ser apresentada em diversos fóruns internacionais.

A B-ON é um projecto da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P, com gestão técnica da FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional, entidades tuteladas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias