sexta-feira, 8 de julho de 2005

Gestores medem impacto das TI no negócio




As empresas nacionais querem gerir melhor a relação entre os recursos TI e os seus objectivos empresariais.
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Mais do que a simples modernização das suas infra-estruturas, as organizações que investem em Tecnologias de Informação (TI) querem sobretudo ganhar capacidade de resposta e reforçar o seu posicionamento no mercado. Para se assegurarem de que os seus investimentos tecnológicos estão a dar frutos, as empresas nacionais recorrem cada vez mais a soluções de Business Service Management (BSM).
Estas aplicações ajudam não só a medir o impacto da infra-estrutura tecnológica no negócio directo das organizações, como também permite gerir a relação entre os recursos existentes e os objectivos empresariais.
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Medir desempenhos
Hoje, cada vez mais os investidores e gestores nacionais necessitam de implementar melhores práticas a nível empresarial, como é o caso das normas ISO e das políticas ITIL (IT Infrastructure Library). A procura de best-practices resulta também, de acordo com José Henriques, director-geral da Compuquali, da tentativa de «alinhar as divisões de TI de modo a beneficiar o mais possível o negócio».
Neste contexto também se enquadram as soluções de Business Service Management (BSM), na medida em que ajudam as empresas a compreender e gerir melhor a relação entre os recursos TI e os objectivos empresariais. O BSM cria aquilo que o responsável da Compuqali considera ser uma «linha de vista directa entre os recursos TI e os objectivos empresariais, sendo que esses mesmos recursos são geridos com base em prioridades empresariais definidas». Mas não só.
O Business Service Management é também um conceito que permite gerir os serviços de TI de acordo com as necessidades e prioridades dos negócios. Podemos dizer, a título de exemplo, que o BSM «representa uma evolução dos Service Level Agreement (SLA)», tomando como base as práticas definidas pelo ITIL. Para este responsável, os clássicos SLAs estão centrados na tecnologia e preocupam-se em gerir infra-estruturas e manter todos os componentes, sistemas e aplicações a funcionar. As aplicações de BSM «estão relacionados com a gestão de serviços, pressupondo um resultado final, uma satisfação de uma necessidade do utilizador ou do negócio do cliente» ou dos objectivos empresarias, como referiu José Henriques.
Todos os gestores que investem em TI procuram adaptar os sistemas de informação às exigências do negócio de forma a optimizar a utilização dos recursos existentes. Ao facilitar a gestão da infra-estrutura e ao maximizar a utilização do sistema de informação, os gestores conseguem «reduzir os custos de operação, aumentar o revenue, responder mais rapidamente e com maior flexibilidade a mudanças no negócio e garantir o cumprimento de níveis de serviço», explicou Pedro Lopes, sales consultant da Oracle. [...]
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