quinta-feira, 14 de julho de 2005

CE faz upgrade à rede GÉANT




A renovada infra-estrutura europeia passa a contar com uma performance de 320 Gigabits.
--
A Comissão Europeia (CE) anunciou o aumento da velocidade de débito da GÉANT, a principal infra-estrutura de rede europeia destinada a estudantes e cientistas, para 320 Gigabits. A GÉANT, que se deverá passar a chamar GÉANT2, vai utilizar fotões em vez de electrões, mudança que lhe dará capacidade para efectuar o transporte de enormes quantidades de informação «mais rapidamente do que alguma vez foi possível», segundo se lê no comunicado da CE.

Viviane Reding, Comissária Europeia para a Sociedade da Informação e Media

A rede de investigação europeia deverá fornecer, numa ocasião sem precedentes, potência computacional para um número de utilizadores estimado de três milhões, provenientes de quase 3500 instituições académicas situadas em 34 países espalhados pela Europa. Quando comparado com redes de investigação europeia existentes nos Estados Unidos ou na Ásia, «o GÉANT2 é totalmente inovador uma vez que combina de forma inédita fibra escura com a tecnologia de banda larga mais tradicional», defende a Comissão.

Na opinião da Comissária Europeia para a Sociedade da Informação e Media, «o GÉANT2 é um passo de gigante». Viviane Reding, que falava durante o lançamento do upgrade desta rede, realizado no Luxemburgo, referiu ainda que, «com esta moderna rede, é possível garantir aos investigadores a certeza de que terão na Europa uma maior qualidade e velocidade de ligação, do que aquela que encontram em qualquer outro ponto do mundo».
[...]

Notícia completa em:

Artigo de:

Claudia Sargento

Arquivo

Categorias