segunda-feira, 6 de junho de 2005

O ciberjornalismo está numa fase rudimentar em Portugal




"O ciberjornalismo está numa fase rudimentar em Portugal" dez anos depois dos conteúdos jornalísticos terem chegado à Web. As empresas não apostam nesta área, os projectos de informação existentes não tiram partido das enormes potencialidades da rede. O grafismo dos sites é pobre, não se explora a interactividade, o hipertexto ou o multimedia. E o atraso pode demorar anos a recuperar.
É desta forma que Hélder Bastos, docente do curso de Jornalismo da Universidade do Porto, um dos participantes nas jornadas Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal Estado da Arte e Cenários Futuros que hoje começam na Universidade do Minho, resume o panorama nacional. O académico considera que "há alguns bons exemplos (o Público.pt, a TSF e o Portugal Diário) mas "não há um site português que faça reportagem multimedia".
"Em Portugal, a Web é mais utilizada como suporte que como meio", considera João Canavilhas, docente da Universidade da Beira Interior (que também vai estar nas jornadas de Braga). "Os jornais transcrevem a versão de papel para Net, alguns têm notícias de última hora e põem os contactos dos jornalistas, as rádios e televisões redigem as notícias, têm alguns sons mas não os integram no texto", diz o investigador. "Mesmo os jornais digitais como o Portugal Diário ou o Diário Digital funcionam como os outros uma galeria multimedia resume-se a uma sequência de fotos!" [...]
-
Artigo completo:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias