segunda-feira, 27 de junho de 2005

Mulheres e minorias diminuem presença nas TIs americanas




Um relatório efectuado com base nos dados do Department of Labor's Current Population Surveys nos Estados Unidos concluiu que o número de mulheres e minorias étnicas a trabalhar na área das TI tem vindo a diminuir progressivamente.
O estudo elaborado pela Information Technology Association dos EUA mostra que ao longo dos anos o número de mulheres a trabalhar na área das tecnologias é cada vez menor. O documento aponta como principais obstáculos à inserção das mulheres e minorias nas TIs a crença de que estes grupos apresentam dificuldades em matemática e ciências, têm pouca iniciativa e capacidade de liderança.
Efectivamente, em 1996 a percentagem de mulheres a trabalhar na área da informática cifrava-se nos 41 por cento, mas no ano passado este valor já estava nos 32,4 por cento.
O estudo conclui que nos Estados Unidos 12,9 por cento dos trabalhadores são hispânicos, mas na área das tecnologias essa percentagem não vai além dos 6,4 por cento.
Os mesmos números dizem que entre 1996 e 2004, o número de negros activos estagnou nos 10,7 pontos percentuais, mas o emprego na área da informática desceu de 9,1 para 8,3 por cento.
Em contrapartida, o peso dos asiáticos nas TIs em 1996 era de 8,9 por cento e no ano passado este número disparou para 12,1 por cento, refere o estudo.
Segundo Harris Miller presidente da ITAA, em declarações à CNet "os líderes devem aumentar os esforços para garantir que todos os americanos, particularmente mulheres e minorias, têm acesso às oportunidades disponíveis na área da ciência, tecnologia, engenharia e matemática".
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias