quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cadernos BAD nº1 2007


0 Comentários

Foi apresentada, em Janeiro, a edição nº 1, de 2007, dos Cadernos da BAD, subordinada ao tema Novos espaços na web – os blogs na área da documentação e informação.

Com o painel de discussão realizado no Congresso da BAD, nos Açores, em 2007, e a apresentação desta edição dos cadernos, dedicada aos blogues, a Associação Portuguesa de Bibliotecários e Documentalistas realça o impacto que este modelo de comunicação está ter, quer para o desenvolvimento profissional da nossa área, quer para as bibliotecas, arquivos e outras organizações que prestem serviços de informação, nos mais variados vectores.
Alguns dos colaboradores deste blogue também contribuiram para esta edição ao apresentar o artigo: A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação, tendo como autores: Paulo Jorge Sousa, Eloy Rodrigues, Murilo Bastos da Cunha, Ana Neves, António Sá Santos, Armando Malheiro, Elisabeth Adriana Dudziak, Fernanda Ribeiro, Guilherme Reis, Michel Menou, Miguel Ferreira, Luís Borges Gouveia e Robson Santos.

Sumário:
  • Blogues e bibliotecas: informação, comunicação e nonsense à velocidade da luz - Adalberto Barreto
  • Blogs, los nuevos colegios invisibles (espacios de creación, diálogo y aprendizaje) - Catuxa Seone Garcia
  • Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0 - Luísa Alvim
  • Blogs: mais que uma tecnologia, uma atitude - Bruno Duarte Eiras
  • A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação - Paulo Jorge Sousa, Eloy Rodrigues, Murilo Bastos da Cunha, Ana Neves, António Sá Santos, Armando Malheiro, Elisabeth Adriana Dudziak, Fernanda Ribeiro, Guilherme Reis, Michel Menou, Miguel Ferreira, Luís Borges Gouveia e Robson Santos.
  • Esta edição também conta com outros artigos sobre outros temas de Mirian Carani e Paulo Adriano do Nascimento; Adriano Simões da Silva e Nuno Ávila; etc.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A UNESCO e a IFLA convidam a propor um logótipo Internacional sobre a literacia informativa


0 Comentários

A UNESCO e a IFLA convidam a propor um logótipo Internacional para identificar o trabalho de desenvolvimento das habilidades informativas, igualmente denominado literacia informativa.

O objectivo deste logótipo é facilitar a comunicação entre aqueles que levam a cabo projectos de litareacia informativa, a sua comunidade e a sociedade en geral. O logo será promovido como um símbolo internacional da literacia informacional en todo o mundo.

Website: Information Literacy Resources Directory

Fonte: APBAD


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Eficiência de 'Geração Google' na internet é mito, diz estudo


2 Comentários

Data: 04/02/2008
Fonte: O Globo Online
URL: Clique aqui

Um estudo encomendado pela Biblioteca Britânica (British Library) desfaz o que chama de "mitos sobre a geração Google", e diz que suposta capacidade das gerações mais jovens de buscar informações através dos novos recursos tecnológicos seria "supervalorizada".

Segundo o estudo da University College of London (Leia na íntegra, em Inglês: Information Behaviour of the Researcher of the Future, formato PDF 1,67 MB) , os jovens adolescentes de hoje não são necessariamente eficientes em fazer pesquisas pela internet, não permanecem mais tempo online que as pessoas mais velhas e não destoam do resto da sociedade em priorizar informação rápida e digerida.

Para os pesquisadores, é preciso tomar cuidado com suposições como a de que as gerações mais jovens são mais autodidatas que gerações anteriores.

O estudo, que tenta esclarecer como as novas tecnologias afetarão o futuro das bibliotecas, define como "geração Google" os jovens nascidos a partir de 1993, depois da popularização do microcomputador, confortáveis com as novas tecnologias e acostumados à permanente conectividade.

"Na verdade, já somos a Geração Google: a demografia da internet e do consumo de mídia está erodindo supostas diferenças geracionais", diz o estudo."De certa maneira, o rótulo de Geração Google atrapalha."

Mitos

Entre as crenças que os pesquisadores chamam de "mitos", está a de que as novas gerações são mais eficientes que as anteriores em obter informações na internet.

"Este é um mito perigoso. Alfabetização digital e alfabetização informativa não caminham de mãos dadas", diz o estudo, segundo o qual muitos jovens não são capazes de filtrar o imenso arsenal de dados da rede.

Outra inverdade sobre as novas gerações, dizem os pesquisadores, é a de que elas são mais propensas a buscar informações rápidas e digeridas que seus pais.

A preferência por textos resumidos e buscas por palavra é "uma norma para todos". "A sociedade (como um todo) está se emburrecendo", diagnostica o estudo.

Nem mesmo a crença de que as pessoas mais jovens passam mais tempo online que as pessoas mais velhas se sustenta, dizem os pesquisadores.

Eles citam um estudo recente realizado em diversos países, que mostrou que pessoas com mais de 65 anos passam mais tempo conectadas à internet que aquelas entre 18 e 24 anos.

Por outro lado, o estudo confirmou que a "geração Google" é afeita à prática de "copiar e colar" informações para suas pesquisas, e prefere plataformas interativas de informação que o consumo passivo delas.

O estudo deixou em aberto a hipótese de que os jovens sejam mais capazes que seus pais de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

"A questão mais ampla é saber se habilidades seqüenciais, necessárias para a leitura, também estão sendo desenvolvidas."

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A Sociedade da Informação em Portugal 2007


2 Comentários

Apresentam-se dados estatísticos actualizados sobre a Sociedade da Informação em Portugal 2007.

Esta compilação, preparada sob coordenação da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e em colaboração com o INE – Instituto Nacional de Estatística, no âmbito do Conselho Superior de Estatística, apresenta as principais estatísticas na área da Sociedade da Informação produzidas pelas seguintes entidades: UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, INE – Instituto Nacional de Estatística, ICP-ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) do Ministério da Educação, Direcção de Serviços de Informação Estatística em Ensino Superior (DSIEES) do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Tabelas de dados estatísticos:
  • Comunicações Electrónicas (Xls) PT;EN
  • A População e as TIC (Xls) PT;EN
  • Governo Electrónico (Xls) PT;EN
  • Educação e Formação em TIC (Xls) PT;EN
  • As TIC nos Hospitais (Xls) PT;EN
  • Economia Digital (Xls) PT;EN
Fonte: Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento / UMIC

Arquivo

Categorias