quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Editorial - Ciência Básica - Site Inovação Tecnológica




Ciência básica

por

Agostinho Rosa
Editor do Site Inovação Tecnológica

"O reconhecimento acadêmico demorou, como geralmente acontece. Mas a concessão do Prêmio Nobel de Física aos descobridores do efeito que permitiu a miniaturização dos discos rígidos vem apenas reafirmar os méritos de uma pesquisa que a realidade já havia coroado.

O reconhecimento de fato não demorou quase nada. Menos de uma década depois de uma pesquisa classificada como ciência básica - a aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a natureza, sem preocupações com seu uso prático - o efeito da Magnetoresistência Gigante já estava incorporado em equipamentos disponíveis ao público.

Em tempos de alta tecnologia e produtos inovadores que se sucedem na disputa pelo gosto dos consumidores, a ciência básica aparece como uma espécie de primo pobre, a quem não se dá tanta importância. Ou, em tempos de recursos sempre contingenciados pelo Ministério da Fazenda, investimentos de tão alto risco podem esperar por dias melhores.

Como se ciência básica e tecnologia tivessem caminhos independentes, cada uma construindo-se por si mesma e para si mesma... É verdade que não é comum que descobertas fundamentais sejam incorporadas em tecnologias assim tão rapidamente. Mas toda nova tecnologia, em todos os tempos, somente foi possível graças a um conhecimento fundamental que a precedeu. Quanto tempo vai demorar para que a pesquisa básica se pague? É impossível dizer. Contudo, é certo afirmar-se que, se o conhecimento fundamental não avançar, o progresso técnico vai arrefecer.

Esta é uma constatação que dá maus prognósticos para um país que não investe em educação e ciência pura e depois cria leis, programas e um sem-número de incentivos na expectativa de induzir a geração de inovações tecnológicas. E depois vêm esses mesmos inventores de leis e normas afirmarem espantados que suas leis não eram auto-aplicáveis e que não geraram os resultados práticos que eles esperavam. A esses realmente falta algum conhecimento básico".

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110071010


0 Comentários:

Arquivo

Categorias