Considera o seu dia-a-dia stressante e usa as redes sociais  como forma de relaxar e descomprimir? Tem muitos amigos no Facebook?  Então é capaz de ser má ideia...
Um estudo da Universidade  de Edinburgh Napier, citado pela BBC, chegou à conclusão que ter muitos  amigos no Facebook pode causar ansiedade. Senão vejamos: três em cada  dez estudantes (dos 200 analisados), confessou que rejeitar um pedido de  amizade lhes causava sentimentos de culpa, enquanto que um em cada dez  admitiu mesmo que o Facebook em si lhes causava stress. 63% chega até a  revelar que deixa para depois a decisão de aceitar pedidos de amizade na  rede social.  
A pressão de ter de agradar a um número  considerável de "amigos", com updates, vídeos e fotos interessantes,  pode estar na origem de tal fenómeno. "É como ter um mini canal de  notícias sobre si mesmo. Quanto mais pessoas se tiver, mais se sente que  há uma audiência a ver. O utilizador torna-se uma mini celebridade",  justifica. 
Através do estudo, revela à BBC Kathy Charles,  da universidade, chegaram à conclusão que "quem tem mais contactos e  quem mais tempo investe no site tem mais apetência para ficar  stressado". "Como jogar, o Facebook mantém os utilizadores num limbo  neurótico, que os faz continuar por lá mais um pouco só para não  perderem alguma coisa boa que possa acontecer no entretanto", entende.  
Na  ânsia de agradar a todos e se manter sempre actualizado, há quem fique  sempre no site ou o consulte constantemente, com receio de perder  informação importante se sair. Há, também, quem não publique certos  conteúdos ou apresente opiniões contrárias à sua personalidade para não  ofender contactos. No teatro dos enganos, a pressão social chega ao  Facebook e é, como muitas outras coisas, ampliada.
Fonte: JN 



0 Comentários:
Enviar um comentário