terça-feira, 21 de abril de 2009

Biblioteca Digital Mundial




Hoje, foi lançada a Biblioteca Digital Mundial. A ideia foi apresentada à Unesco em 2005, por James Billington, director da Biblioteca do Congresso dos EUA.

A paltaforma digital permite consultar, gratuitamente, manuscritos, imagens, livros, mapas, filmes e gravações de bibliotecas e instituições de todo o mundo.

Lançada pela Unesco, na biblioteca online encontram-se vários "tesouros" culturais como a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, do século 11, considerado um dos romances mais antigos do mundo.

O primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller, e o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 12, estão também disponíveis.

De Portugal é possível aceder, por exemplo, ao plano geral da cidade de Lisboa em 1785, ou ao livro, de 1867, de Affonso de Castro sobre as possessões portuguesas na Oceania.

A plataforma tem sistemas de busca e navegação que permitem aceder a documentos em sete línguas diferentes, inclusive em português.

Fonte: Jornal de Notícias


Os principais objectivos da Biblioteca Digital Mundial são:
  • Promover a compreensão internacional e intercultural;
  • Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
  • Fornecer recursos para educadores, académicos e o público em geral;
  • Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.
Fonte: Biblioteca Digital Mundial

0 Comentários:

Arquivo

Categorias