quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cadernos BAD nº1 2007




Foi apresentada, em Janeiro, a edição nº 1, de 2007, dos Cadernos da BAD, subordinada ao tema Novos espaços na web – os blogs na área da documentação e informação.

Com o painel de discussão realizado no Congresso da BAD, nos Açores, em 2007, e a apresentação desta edição dos cadernos, dedicada aos blogues, a Associação Portuguesa de Bibliotecários e Documentalistas realça o impacto que este modelo de comunicação está ter, quer para o desenvolvimento profissional da nossa área, quer para as bibliotecas, arquivos e outras organizações que prestem serviços de informação, nos mais variados vectores.
Alguns dos colaboradores deste blogue também contribuiram para esta edição ao apresentar o artigo: A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação, tendo como autores: Paulo Jorge Sousa, Eloy Rodrigues, Murilo Bastos da Cunha, Ana Neves, António Sá Santos, Armando Malheiro, Elisabeth Adriana Dudziak, Fernanda Ribeiro, Guilherme Reis, Michel Menou, Miguel Ferreira, Luís Borges Gouveia e Robson Santos.

Sumário:
  • Blogues e bibliotecas: informação, comunicação e nonsense à velocidade da luz - Adalberto Barreto
  • Blogs, los nuevos colegios invisibles (espacios de creación, diálogo y aprendizaje) - Catuxa Seone Garcia
  • Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0 - Luísa Alvim
  • Blogs: mais que uma tecnologia, uma atitude - Bruno Duarte Eiras
  • A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação - Paulo Jorge Sousa, Eloy Rodrigues, Murilo Bastos da Cunha, Ana Neves, António Sá Santos, Armando Malheiro, Elisabeth Adriana Dudziak, Fernanda Ribeiro, Guilherme Reis, Michel Menou, Miguel Ferreira, Luís Borges Gouveia e Robson Santos.
  • Esta edição também conta com outros artigos sobre outros temas de Mirian Carani e Paulo Adriano do Nascimento; Adriano Simões da Silva e Nuno Ávila; etc.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias