sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Evento: Manuscritos jurídicos iluminados


0 Comentários


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Tendências do ambiente da informação


0 Comentários

Relatório da IFLA sobre as tendências do ambiente da informação identificou aquelas que mudarão ou estão mudando esse ambiente. O link para o relatório completo, em inglês, encontra-se no final desta mensagem.

CINCO PRINCIPAIS TENDÊNCIAS QUE MUDARÃO NOSSO AMBIENTE INFORMACIONAL

TENDÊNCIA 1
AS NOVAS TECNOLOGIAS TANTO AMPLIARÃO QUANTO LIMITARÃO AQUELES QUE TÊM ACESSO À INFORMAÇÃO

Um universo digital em permanente expansão dará mais valor às capacidades ligadas à competência informacional, tais como leitura básica e proficiência com as ferramentas digitais. As pessoas que não possuírem essas capacidades enfrentarão barreiras à inclusão numa variedade crescente de áreas. A natureza de novos modelos de negócios eletrônicos em linha terá uma forte influência sobre quem poderá possuir, auferir benefício, compartilhar ou acessar informações no futuro.

TENDÊNCIA 2
A EDUCAÇÃO PELA INTERNET DEMOCRATIZARÁ E ROMPERÁ COM O ENSINO EM ESCALA GLOBAL

A rápida expansão, em escala planetária, dos recursos de educação pela internet fará com que as oportunidades de aprendizagem se tornem mais abundantes, mais baratas e mais acessíveis. Ganhará importância o aprendizado por toda a vida e se dará mais reconhecimento ao ensino não formal e informal.

TENDÊNCIA 3
OS LIMITES DA PRIVACIDADE E DA PROTEÇÃO DE DADOS SERÃO REDEFINIDOS

Os arquivos de dados em expansão, mantidos por governos e empresas, poderão comportar perfis minuciosos das pessoas, ao mesmo tempo em que métodos sofisticados de monitoramento e filtragem de dados de comunicações tornarão mais barato e mais fácil o rastreamento dessas pessoas. Isso poderá trazer sérias consequências para a privacidade individual e para a confiança no mundo da internet.

TENDÊNCIA 4
AS SOCIEDADES HIPERCONECTADAS OUVIRÃO E EMPODERARÃO NOVAS VOZES E NOVOS GRUPOS

Nas sociedades hiperconectadas ocorrem mais oportunidades de ação coletiva, permitindo o aparecimento de vozes novas e promovendo o desenvolvimento de movimentos centrados num único problema, em detrimento dos partidos políticos tradicionais. Iniciativas de governo aberto e acesso a dados do setor público levarão a mais transparência e a serviços públicos focados no cidadão.

TENDÊNCIA 5
A ECONOMIA GLOBAL DA INFORMAÇÃO SERÁ TRANSFORMADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS

A proliferação de dispositivos móveis hiperconectados, de sensores em rede em aparelhos e na infraestrutura, de impressão 3D e tecnologias de tradução de línguas transformarão a economia global da informação. Os atuais modelos de negócios em inúmeras indústrias sofrerão uma destruição criativa desencadeada por dispositivos inovadores que permitirão às pessoas continuarem economicamente ativas durante mais tempo em sua vida e a partir de qualquer local.

Arquivo

Categorias