sexta-feira, 31 de maio de 2013

Benefícios da tecnologia nas bibliotecas públicas européias


0 Comentários

Portugal, por meio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), foi um dos 17 países europeus convidados, pela Fundação Bill & Melinda Gates, a participar no estudo para aferir as percepções dos usuários sobre os benefícios das TIC nas bibliotecas públicas.
Os objetivos do Estudo foram compreender, do ponto de vista de quem frequenta as bibliotecas públicas municipais, o impacto que as mesmas têm na sua vida e de que modo o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), através das bibliotecas públicas, pode apoiar a aplicação das políticas específicas de crescimento, educação, e coesão da Estratégia Europa 2020 da União Europeia.
Pretende-se ainda que o Estudo seja um instrumento de defesa da necessidade de investimento nas TIC nas bibliotecas públicas, tendo em atenção o papel decisivo das mesmas na vida dos cidadãos, nas diferentes áreas analisadas.
Detalhes no URL:




quinta-feira, 30 de maio de 2013

Descoberto inédito de Eça de Queirós


0 Comentários

Fonte: RTP. Data: 22/05/2013.
URL: www.rtp.pt/noticias/index.php?article=653346&tm=4&layout=121&visual=49

O libreto da opereta A Morte do Diabo, obra humorística co-escrita por Eça de Queirós e Jaime Batalha Reis, foi encontrado na Biblioteca Nacional pela investigadora Irene Fialho. Encontrava-se entre o espólio do compositor Augusto Machado. Absolutamente inédito, estará à venda a partir de 4 de junho.

A partitura não faz menção ao título nem aos seus autores mas mostra, alegam os seus estudiosos Irene Fialho, Mário Vieira de Carvalho e José Brandão, uma faceta pouco conhecida de Eça de Queirós, a do verso cómico.
A Morte do Diabo foi composta em 1896 por Augusto Machado e era até agora apenas conhecida por referências em textos dispersos dos seus libretistas.

A Editorial Caminho vai colocar o inédito à venda a partir de quatro de junho, na Feira do Livro de Lisboa e em todas as livrarias.

British Library recebe canções dos Beatles


0 Comentários

Fonte: Portal Terra. Data: 23/05/2013.
URL: http://musica.terra.com.br/biografo-dos-beatles-doa-cancoes-de-lennon-a-biblioteca-britanica,298f8baa07cce310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
O aclamado biógrafo dos Beatles Hunter Davies doou cartas e canções manuscritas por John Lennon para Biblioteca Britânica, que irá expor os escritos na galeria dos Tesouros, junto com as obras de Beethoven e Shakespeare.
Entre os documentos cedidos à nação figuram as letras de canções tão míticas do quarteto de Liverpool como "Strawberry Fields Forever", "She said she said" e "In My Life".
Davies, que conheceu os Beatles no anos 60, doou seu arquivo da popular banda através de um programa governamental que oferece vantagens fiscais para quem presenteie o Estado com patrimônio artístico.
"Enquanto trabalhava em um novo livro sobre os Beatles, decidi que a Biblioteca Britânica deveria ter a melhor coleção pública de seus manuscritos, e estou feliz que graças a este programa isso pôde se tornar realidade", declarou o escritor.
O diretor da Biblioteca Britânica, Roly Keating, se mostrou muito contente com o legado e afirmou que "a vitrine dedicada aos Beatles é uma das mais populares na galeria dos Tesouros".
"Os visitantes de todo o mundo se emocionam ao ver estas letras tão lendárias em suas minutas originais", acrescentou.
A coleção dos Beatles é exposta na mesma seção que o texto da Carta Magna britânica e de obras de Beethoven e William Shakespeare.
Davies, de 77 anos e autor em 1968 da única biografia autorizada do grupo, já tinha emprestado os documentos à Biblioteca, que agora os terá de forma permanente.

"Quero que minha coleção dos Beatles permaneça junta, em um lugar e exposta ao público, e a Biblioteca Britânica é o lugar perfeito", disse o escritor. 

sábado, 25 de maio de 2013

Disponível o nº 18 revista Prisma.Com


0 Comentários

 
Temos o prazer de lhe comunicar que está já online o nº 18 da Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação do CETAC.MEDIA - Prisma.Com. 

2012 ficará na história da PRISMA.COM como um dos anos em que se aplicaram novas medidas para a sua consolidação, visando a sua sustentabilidade e a possibilidade de ganhar ampla e sólida visibilidade. 

A Direção passou a estar estreitamente articulada com um Conselho Editorial composto por membros do CETAC.MEDIA com funções de coordenação editorial e de sugestão de nomes para o Conselho Científico que reforça o seu papel de comité avaliador (em blind and doble review) através de uma recomposição mais ajustada, com o abandono natural de uns membros e a escolha de especialistas que assegurem uma expedia seleção de artigos dentro do leque temático da revista. 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mestrado em Informação Empresarial


0 Comentários

Informo que se encontra aberta a 1ª fase de candidaturas à 2ª edição do Mestrado em Informação Empresarial, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP).
Esta 1ª fase de candidaturas decorre de 21 de maio a 12 de julho de 2013.
Para informações sobre o plano de estudos, funcionamento e processo de candidatura ver http://www.eseig.ipp.pt/eseig/index.php/pt/cursos/mestrados/informacao-empresarial
Para qualquer esclarecimento, por favor, enviar e-mail para anaterra@eu.ipp.pt ou servicos.academicos.eseig@eu.ipp.pt

Cordialmente,

Ana Lúcia Terra

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Curso: Digital Object Identifier


0 Comentários

O DOI é um identificador que pode ser atribuído a qualquer objeto digital de propriedade intelectual. No Brasil sua atribuição tem sido feita para a produção científica publicada especialmente em periódicos. O Currículo Lattes solicita do autor do artigo o código DOI. Editores de periódicos científicos sem DOI já não conseguem submissões dos autores mais conceituados. Neste curso estaremos apresentando os conceitos, requisitos e responsabilidades para atribuição do DOI nas publicações científicas. A ênfase maior da oficina será dada aos periódicos publicados em OJS/SEER mas serão também demonstrados os procedimentos para outros tipos de publicações.
Carga horária: 30h
Docente: Profa. MSc. Claudiane Weber
Duração do curso:
O curso tem carga horária de 30 horas que poderão ser desenvolvidas em até 45 dias corridos, a partir da liberação da senha para o aluno. O curso fica disponível 24 horas, 7 dias da semana, durante os 45 dias. Os feriados nacionais não serão considerados como dias corridos e serão adicionados ao prazo de 45 dias.
Detalhes no URL:

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Porto entre as melhores de Ciência da Informação


0 Comentários

Por meio de sua Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Letras (FLUP), a Universidade do Porto foi recentemente admitida na iSchools, organização que reúne os líderes mundiais no ensino e investigação na área da Informação. A Universidade do Porto junta-se assim ao leque restrito de cerca de cinquenta membros, entre os quais apenas mais um é português, a Universidade Nova de Lisboa. Confira a notícia completa: http://noticias.up.pt/universidade-do-porto-entre-as-melhores-nas-ciencias-da-informacao/

terça-feira, 21 de maio de 2013

Novo número: Informação e Informação


0 Comentários


A revista Informação & Informação acaba de publicar seu último número (v. 17, n. 3, 2012).
Sumário
Editorial. Thais Batista Zaninelli.
Artigos
  • Colaboração entre Programas de Pós-Graduação Brasileiros em Ciência da Informação: modelagem baseada em grafos (1-22). Alisson de Oliveira Silva, André Luiz Dias de França, Carlo Gabriel Porto Bellini, Guilherme Ataíde Dias, Patrícia Maria da Silva, Wagner Junqueira de Araújo.
  • Revistas Internacionais para a área de Ciência da Informação: outra visão além do sistema Qualis/Capes (23-48). Adilson Luiz Pinto, Sibele Fausto.
  • Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano dos adolescentes: enfoque no comportamento e nas competências informacionais da ‘geração Google’  (49-75). Lucirene Andréa Catini Lanzi, Fernando Luiz Vechiato, Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Helen de Castro Silva.
  • Interoperabilidade entre Linguagens de Indexação como Recurso de Modelagem de Repertório Terminológico de Coordenadorias de Comunicação Social em Ambientes Universitários: uma proposta metodológica (76-101). Vera Regina Casari Boccato, Melissa Camargo Torquetti.
  • A Web 2.0 no Serviço de Referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do Nordeste brasileiro (102-124). Edinete Nascimento Pereira, Andréa Vasconcelos Carvalho.
  • Arquitetura da Informação em sites de Pró-Reitorias de Graduação: um enfoque nas Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (125-164). Fabiano Ferrari Ribeiro, Silvana Drumond Monteiro.
  • Estratégias para Disseminação do Conhecimento Organizacional: o papel da arquitetura da informação (165-180). Thiciane Mary Carvalho Teixeira, Marta Lígia Pomim Valentim.
  • A Comunicação Organizacional em Unidades de Informação (181-197). Elizabeth Andrade Duarte, Rogério Manoel de Oliveira Braga.
Relatos de Experiência
  • Biblioterapia com Crianças com Câncer (198-210). Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Ariluci Goes Elliott, Modesto Leite Rolim Neto.
Resenhas de livros/mídia
  • A Noção de “fórmula” em Análise do Discurso: quadro teórico e metodológico (211-214). Pedro Ivo Silveira Andretta.

Acesso ao texto completo no URL:

PORBASE completa 25 anos


0 Comentários


Parabéns à Biblioteca Nacional de Portugal e a todos os colegas portugueses pelos 25 anos de tão importante contribuição para a Biblioteconomia.
Murilo Cunha

domingo, 19 de maio de 2013

Em Óbidos (PT) igreja em transforma em livraria


0 Comentários


Fonte: Público (Lisboa). Data: 24/04/2013.
Abrir uma livraria por estes dias já parece arriscado. Agora imagine-se abrir várias numa pequena vila com pouco mais de 3000 habitantes, a 45 minutos de carro de Lisboa. A ideia começa a ganhar força esta terça-feira com a conversão de um Igreja em livraria.
Veja o vídeo (duração: 5:15) no URL:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Novo número: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação


1 Comentários


A Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - RDBCI acaba de publicar o v. 11, n. 2, Maio/Agosto de 2013, com os seguintes artigos:
Sumário
Editorial. Danielle Thiago Ferreira, Gildenir Carolino Santos.
Artigos
  • A(s) disciplinaridade(s) da ciência da informação: aplicação das leis da dialética marxista no contexto pluri, inter e transdisciplinar (1-20). Jonathas Luiz Carvalho Silva.
  • O conhecimento profissional do catalogador de assunto sobre política de indexação em bibliotecas universitárias (21-39). Paula Regina Dal' Evedove, Mariângela Spotti Lopes Fujita.
  • Análise de citações na área de comunicação e informação: o caso de um programa de pós-graduação (40-60). Zizil Arledi Glienke Nunez, Ana Maria Mielniczuk de Moura.
  • A inclusão afrodescendente na era da informação (76-97). Mirian de Albuquerque Aquino.
  • Fluxo de informação na perspectiva do ambiente em rede (98-124). Cibele Roberta Sugahara, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro.
  • Comunicação e conhecimento: interrelações que permeiam o ambiente organizacional (125-135). Ana Maria Teixeira Maciel, Rosana Cristina Vilaça Pimentel, Marlene Marchori.
  • Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras (136-158). Roberta Moraes Bem, Maria Lourdes Prado, Nelson Delfino.
  • Fatores facilitadores da inteligência organizacional: o papel das unidades de informação (61-75). Delsi Fries Davok, Daiana Lindaura Conti.
Relato de Experiência
  • Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SIGAA – Módulo Biblioteca: uma oportunidade de retomar a credibilidade da comunidade acadêmica com a efetivação da gestão do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (159-175). Maria das Graças Vieira, Fábio Firmino Machado.
Pesquisa
  • Tipos, organização e visibilidade de informações em páginas iniciais de websites de universidades brasileiras (176-196). Lígia Dias de Freitas.
  • O ensino da biblioteca digital nos currículos de graduação em Biblioteconomia (197-221). Barbara Olinda de Castro, Murilo Bastos da Cunha.
  • Perfil dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (2005 a 2010) (222-236). Charlene Maria dos Santos, Fabio Assis Pinho, Alexander Willian Azevedo.

Acesso ao texto completo no URL:

Arquivo

Categorias