quinta-feira, 19 de julho de 2012

Evento: Seminário sobre Informação na Internet


0 Comentários

Já estão abertas as inscrições para o 4º Seminário sobre Informação na Internet, 3º GECIC e 10º Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento.

Os eventos organizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) serão realizados no período de 19-21 de novembro de 2012, no Parlamundi, em Brasília.

Maiores detalhes no URL: http://si2012.ibict.br/

Tecnologias...


1 Comentários

Muitos dos leitores não reconhecerá a "maquina" da fotografia, alguns pensarão que será um ecrã de um qualquer obsoleto computador... 
Trata-se de um leitor de micro-fichas (pertença de um privado), que durante muito tempo foram bastante utilizadas principalmente nos países anglo-saxónicos. Uma tecnologia que a utilização muitos ainda hoje defendem mesmo em alternativa à digitalização. 
Deixando a polémica discussão sobre os suportes e as melhores práticas de preservação, deixo uma nota de como as tecnologias, mesmo as que nos parecem eternas, " esta é que é", estão sempre a evoluir, o que hoje "é" uma verdade incontestável amanhã deixa de ser reconhecida por muitos dos agentes...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Novo número: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação


0 Comentários

 Acaba de sair o n. 1 do v. 10 (2012) da Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Abaixo o sumário desse número.
Sumário
Editorial
·       Danielle Thiago Ferreira Ferreira, Gildenir Carolino Santos Santos.
Artigos
·       Aplicação do software Zotero para apoiar a prática de Inteligência Competitiva (p. 1-15). Jandira Ferreira de Jesus Rossi, Luis Carlos Passarini, Leandro Innocentini Lopes de Faria.
·       Organização e representação das informações acadêmicas: um recurso de gestão (p. 16-30). Nadi Helena Presser, Murilo Artur Araújo da Silveira, Márcia Ivo Braz.
·       O audiolivro e sua contribuição no processo de disseminação de informações e na inclusão social (p. 31-52). Suelen Conceição Farias.
·       A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento (p. 53-66). Luciana Pizzani, Rosemary Cristina da Silva, Suzelei Faria Bello, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi.
·       Proposta metodológica para a geração de indicadores científicos: análise dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da região nordeste (p. 67-90). Fabio Mascarenhas e Silva, Santana Alves de Guilherme, Márcio Ferreira Henrique Wanderley, Natanael Vitor Sobral.
·       Considerações acerca do processo de alimentação de repositórios através da importação de registros de bases de dados internacionais (p. 91-101). Renan Carvalho Ramos, Pedro Ivo Silveira Andretta, Eduardo Graziosi Silva.
Pesquisa
·       Ações de fomento à pesquisa científica na FaBCI/FESPSP: panorama do período de 2008 a 2010 (p. 102-126). Wellington Ferreira Rodrigues, Valéria Martin Valls, Carla Regina Mota Alonso Diéguez.
·       Análise funcional e administrativa da biblioteca do Centro de Estudos Teológicos das Assembléias de Deus na Paraíba (CETAD/PB): proposta de reestruturação (p.  (127-144). Jussara Ventura Santos, Patrícia Maria Silva.
Relatos de Experiências
·       Estímulo à conservação e preservação do material bibliográfico: relato de experiência (p. 145-154). Inaya Gomes de Andrade, Fabiana de Melo Amaral Gonçalves Pinto, Renata Mara de Almeida, Suelen de Mendonça Soares Cóquero.
·       Indexação compartilhada de artigos: ICAP e periódicos jurídicos – o caso da revista Nomos da UFC (p. 155-163). Marina Alves de Mendonça, Jonathas Carvalho Silva.
·       Avaliação comparativa do software Pergamum entre usuários de uma biblioteca publica e de uma biblioteca universitária (p. 164-179). Josué Sales Barbosa, Maria Fernanda Mayer Camargo, Ana Carolina Souza Dutra, Daniel de Brito Paixão, Aretha Laila Maira Aurélio Souza.
Notícias e Informação
As bibliotecas públicas municipais e a administração pública direta: o apoio legal para o suporte financeiro das bibliotecas: qual é e como conseguir? (p. 180-185). Claudiomiro Machado Ferreira.
*******
O texto completo dos artigos pode ser acessado no URL:

sábado, 14 de julho de 2012

Vida média de uma página da internet


0 Comentários


Fonte: Library of Congress.
Autor: Nicholas Taylor.
Qual é a vida media de uma página web? As estimativas variam muito. Em 1997, um artigo publicado na Scientific American falava de 44 dias. Em 2001, um relatório da IEEE Computer sugeriu 75 dias; em 2003, um artigo do Washington Post falou em 100 dias. A determinação da vida media de uma página web é muito complicada e difícil de ser mensurada. Esta temática foi abordada por Nicholas Taylor, num dos blogs da Library of Congress.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Drive-IN - Táxis do Porto ligados em rede


0 Comentários

Começou a ser implementado o sistema de comunicação automática entre automóveis que promete ligar 500 táxis da cidade do Porto naquilo que os responsáveis pelo projeto descrevem como uma "rede social para automóveis".

Denominado Drive-IN, o sistema permite que os veículos troquem entre si, sem intervenção humana, informações sobre o trânsito e vias alternativas, em função do destino, tornando mais fácil a escolha do condutor. (Continue a ler a notícia em tek.sapo.pt )

Mestrado em informação empresarial


0 Comentários


Está aberta a 1ª fase de candidaturas ao Mestrado em Informação Empresarial, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP).
Para informações sobre o plano de estudos e processo de candidatura ver http://www.eseig.ipp.pt/eseig/index.php/pt/cursos/mestrados/informacao-empresarial

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bibliotecas brasileiras


0 Comentários


Foi publicado hoje na edição de Julho de 2012 da revista 3MAIS, da 3M do Brasil, uma matéria sobre bibliotecas brasileiras que são exemplos de inovação.

Para conferir, acesse http://www.3m.com.br/bibliotecas.

Texto do editorial:
"Em todo o mundo, é comum tomarmos conhecimento de inúmeros projetos na área de Biblioteconomia que se transformaram em verdadeiras referências, seja por sua inovação, como a recém-inaugurada biblioteca pública de Stuttgart, na Alemanha, ou ainda, por sua relevância histórica e cultural, como a famosa biblioteca da Abadia de Saint Gallen, na Suiça, e dezenas de outras bibliotecas grandiosas mundo a fora. Impressionados por estes maravilhosos exemplos, muitas vezes, deixamos de voltar nossa atenção para o nosso país, e buscar conhecer nele as referências de bibliotecas que estão inovando, se modernizando, criando novos espaços para mudar e transformar a vida das pessoas à sua volta. E foi com este pensamento que preparamos para esta edição uma lista de bibliotecas brasileiras que são exemplos de inovação, trazendo diferenciais em sua estrutura, no modo de interação com o público
ou ainda, na renovação do espaço da biblioteca, transformando-os em verdadeiros centros de cultura e de conhecimento, voltado também para o lazer. Vale a pena conferir, e se tiver a oportunidade, conhecê-las pessoalmente."

Fonte: Revista 3Mais, julho de 2012.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Entrevista de Filipe Bento sobre o presente e o futuro das bibliotecas.


0 Comentários

Filipe Bento, administrador do Sistema de Gestão Integrada de Bibliotecas ALEPH da Biblioteca da Universidade de Aveiro, acabar de dar uma entrevista interessante sobre sua visão sobre o presente e o futuro das bibliotecas. 

Quais as principais transformações introduzidas pelas TIC nas bibliotecas? 

 [F.B.] Penso que as bibliotecas continuam a espelhar o que sempre foram: espaços abertos. Bem, na biblioteca digital os “espaços” precisam de login [risos]. Só que agora, com a tecnologia, é como se pudéssemos levar a biblioteca física onde quer que os utilizadores estejam. As bibliotecas estiveram sempre no centro da comunidade e devem continuar a ser espaços onde as pessoas podem circular à-vontade, criar comunidades e ajudarem-se mutuamente. Se calhar as pessoas que deram início ao movimento open (source/access) devem ter-se inspirado nas bibliotecas! [risos]. E a biblioteca deve providenciar esse mesmo espaço facilitador não só a nível físico mas também a nível virtual. E visto que as bibliotecas possuem um manancial, uma riqueza enorme de recursos (às vezes as pessoas esquecem-se disso), devem utilizar as tecnologias para promover e para facilitar o seu uso, promovendo uma maior aproximação aos utilizadores virtuais, aproveitando as facilidades de comunicação proporcionadas pela tecnologia.  

Consulte a entrevista completa.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ação de divulgação sobre a extensão e aplicação da Macroestrutura Funcional (MEF) pela Administração Local


0 Comentários


11 de Julho, 14-18h
Auditório da Direção-Geral de Arquivos
Lisboa, Alameda da Universidade
Entrada livre
Evento não sujeito a inscrição

A Administração para cumprimento das suas funções necessita cada vez mais de interagir, quer entre si, quer com o cidadão. Numa perspetiva interorganizacional, pretende-se que as organizações integrem e partilhem entre si serviços ou apenas informação, de forma a aumentar a celeridade e eficácia dos processos. No entanto, para estes objetivos se realizarem é indispensável haver interoperabilidade. Ou seja, a capacidade de organizações e pessoas interagirem entre si compreendendo a informação transmitida e recebida de forma a integrá-la nos seus sistemas e obter ou dar as repostas adequadas à situação verificada.

Mais informações:

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Trabalho apresentados na 16th International Conference on Electronic Publishing


0 Comentários


Os trabalhos apresentados na 16th International Conference on Electronic Publishing (ElPub 2012), realizada em Guimarães (Portugal), nos dias 14-15 de junho de 2012, podem ser consultados no URL:
No repositório digital ELPUB [URL: http://elpub.scix.net/cgi-bin/news/Show?_id=1&sort=TIME&search=&hits=8] podem ser consultados todos os trabalhos desse evento.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Memorial do amor


0 Comentários


Fonte: O Globo. Data: 02/07/2012.
Autor: Ricardo Viel.
No dia 18 de junho de 2011, em uma cerimônia que lembrou o primeiro ano da morte do Nobel português José Saramago, os restos do escritor foram depositados em frente à Casa dos Bicos, na Baixa de Lisboa. Nesse prédio de quatro andares e cinco séculos de história funciona a sede da Fundação José Saramago. Ali estão a biblioteca e o acervo pessoal do escritor. O local foi aberto ao público no último dia 13 e servirá como espaço para exposições, lançamento de livros, exibição de filmes e realização de palestras. Mais do que cuidar do legado do Nobel, a fundação presidida pela espanhola Pilar del Río tem por objetivo servir de centro cultural. Depois da morte do marido a jornalista pediu e obteve a nacionalidade portuguesa, e se mudou a Lisboa para comandar a fundação de perto.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Para quê Bibliotecas?


0 Comentários

Eis um interessante artigo publicado hoje no site da BAD, “Para quê Bibliotecas?” de Margarida Fróis.
Daí a urgência das Redes Concelhias. As redes concelhias permitem rentabilizar recursos: humanos, documentais, informáticos e criar serviços de qualidade. As redes de bibliotecas são a melhor estratégia para atingir os tais níveis de literacia que ambicionamos.

domingo, 1 de julho de 2012

Evento: Direito e informação


0 Comentários


Promoçao: Universidade do Porto. Faculdade de Direito.
Local: Porto (Portugal)
Data: 11 e 12 de outubro de 2012
Encontro científico que congrega especialistas portugueses e brasileiros das áreas do Direito e da Ciência da Informação, e que procura estreitar as relações académicas científicas e profissionais entre as duas áreas, discutindo problemáticas de interesse mútuo e que possam ser vistas numa perspetiva interdisciplinar.
Maiores informacoes:
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Gabinete de Eventos, Comunicação e Imagem
Tel.: 226077123/05
E-mail: geci@letras.up.pt

Novo número: "Biblionline"


0 Comentários


“Biblionline” acaba de publicar seu último número. Abaixo o sumário do v. 8, n. 1, 2012, com os artigos:
Editorial
Publicando com alunos de graduação e construindo o futuro com novos pesquisadores-aprendizes. Patrícia Maria Silva, Wagner Junqueira Araújo.
Artigos de revisão
Interfaces entre controle bibliográfico e recuperação da informação. Débora Adriano Sampaio, Alla Moanna Cordeiro de Souza, Ticiane Pereira Silva.
Relatos de pesquisa
Reflexões sobre o papel do bibliotecário de referência na transferência da comunicação científica. Cláudia Regina dos Anjos, Ana Paula da Cruz Calixto, Robson Dias Martins.
A mediação da informação na rede de bibliotecas do ministério público federal: um mapeamento sobre o uso dos serviços de referência online disponíveis no sistema Pergamum. Cleide Furtado Nascimento Dantas, Ana Carolina Oeiras Quaresma, Érik André de Nazaré Pires, Mikally Alves de Andrade Amanajás.
Formação empreendedora nos currículos dos cursos de biblioteconomia na região sul do Brasil. João Paulo Borges da Silveira.
Indexação automática de conteúdos na web: análise de sites de museus. Cínthia Holanda, Márcia Ivo Braz.
Usar ou não usar - qual a relevância das meta tags na recuperação da informação pelos mecanismos de busca? Gilvan Araújo de Oliveira, Wagner Junqueira Araújo.
Relatos de experiência
Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos. Hamilton Rodrigues Tabosa, Denyse Maria Borges Paes.
O papel do bibliotecário na implementação de repositórios institucionais. Eliane Apolinário Vieira, Talita Caroline Botelho Aleones da Silva.
Resumos de monografias
O marketing de produtos e serviços e a satisfação do usuário: um estudo de caso da Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias da UFSCAR. Keila Souza Cruz.
Estresse e síndrome de burnout na atividade de bibliotecários: um estudo com os profissionais da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Lucas Veras de Andrade, Joimara Lima Santos.

O Biblionline está acessível no URL: http://www.biblionline.ufpb.br/

Arquivo

Categorias