quinta-feira, 28 de junho de 2012

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA O SEU ESTUDO


0 Comentários

Ciência da Informação: contributos para o seu estudo é um
novo livro das edições da Universidade Fernando Pessoa, dirigido por Judite de Freitas com edição de Luís Borges Gouveia e António Regedor.

O livro visa sistematizar e consolidar conhecimentos em áreas disciplinares específicas da CI, dividindo-se em oito capítulos e um glossário dos termos mais usuais na disciplina, imbuído de uma perspetiva, intencionalmente, científico-pedagógica. Pretende-se dar a conhecer de forma despretensiosa o conjunto de temas e problemas da Ciência da Informação moderna, oferecendo, uma abordagem multidisciplinar, contígua e rigorosa, uma visão geral das problemáticas envolventes, conjugando-a com a apresentação das principais dimensões a ter em conta na organização das unidades de informação.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Japão: um milhão de artigos em acesso livre


0 Comentários


Bases científicas abertas no Japão ultrapassam 1 milhão de artigos
Fonte: FAPESP. Data: 21/06/2012.
URL: http://agencia.fapesp.br/15769
O número de artigos científicos e tecnológicos e outros registros em bases de acesso livre no Japão ultrapassaram a marca de um milhão.
O anúncio foi feito pela JAIRO (sigla para “Repositórios On-line Institucionais Japoneses”), um serviço do Instituto Nacional de Informática do país que reúne metadados de mais de 200 bases individuais japonesas de artigos científicos.
O milionésimo artigo foi publicado no dia 1º de junho, na base de dados de Kagoshima, intitulado “Studies on the Relationship between the Gear-types and the Fishing Efficiencies in the Trawl Nets II: Relationship between the Towing Force of the Trawler and the Catch of the Eastern Net”.
Mais informações sobre a JAIRO: http://jairo.nii.ac.jp/en

Sustentabilidade dos repositórios


0 Comentários


Erway, Ricky. Lasting Impact: Sustainability of Disciplinary Repositories. Dublin, OH: OCLC Research, 2012. Disponível em: http://www.oclc.org/research/publications/library/2012/2012-03.pdf.
Este relatório examina como os repositórios especializados são financiados e se eles são sustentáveis. Os repositórios avaliados foram: AgEcon Search: Research in Agricultural & Applied Economics, arXiv.org, EconomistsOnline, E-LIS: E-Prints in Library & Information Science, PubMed Central, RePEc: Research Papers in Economics; SSRN: Social Science Research Network. O documento aponta que as principais fontes de financiamentos foram: “apoio institucional”, “contribuições institucionais baseadas no uso”, “suporte via consórcios”, “rede distribuída de voluntários”, “recursos do governo federal”, “arranjos descentralizados” e “serviços comerciais”. O autor comenta que não existe um único caminho para o financiamento dos repositórios e que a maioria deles utiliza uma combinação de diversas abordagens.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Novo número: "Informação e Sociedade"


0 Comentários


“Informação & Sociedade: Estudos” acaba de publicar o  Vol. 22, No 1 (2012).
Sumário:
Editorial
  • A multiplicação dos espaços para comunicação científica. Gustavo Henrique de Araújo Freire, Isa Maria Freire.
Artigos de Revisão:
  • Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação: cultura digital e mudanças sócio-culturais. Maria José Vicentini Jorente.
  • Charles Peirce, Gilles Deleuze e a Ciência da Informação. Solange Puntel Mostafa.
  • Visualização de informação e alfabetismo gráfico: questões para a pesquisa. Ana Elisa Ribeiro.
Memórias Científicas Originais:
  • Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Emílio José Montero Arruda Filho, Milton Cordeiro Farias Filho.
  • Análise do contexto de emprego dos profissionais brasileiros da Informação-Documentação a partir de ofertas de trabalho na Web feitas por empresas e instituições. José Antonio Moreiro Gonzalez, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, Sánchez-Cuadrado Sonia.
  • Ciência da Informação no Brasil: o desenvolvimento da pesquisa e suas implicações na formação de mestres e doutores. Francisco das Chagas de Souza.
  • Relatos de Experiência”
  • Repositório institucional da saúde: a experiência da Fundação Oswaldo Cruz. Maria da Conceição Rodrigues de Carvalho, Cícera Henrique da Silva,  Maria Cristina Soares Guimarães.
Relatos de Pesquisa:
  • Identidade/diversidade cultural no ciberespaço: práticas informacionais e de inclusão digital nas comunidade indígenas no Brasil. Alejandra Aguilar.
  • Princípios metodológicos para a caracterização da dimensão pragmática de documentos no desenvolvimento de ontologias biomédicas. Mauricio Barcellos Almeida, Beatriz Valadares Cendon, Marta Macedo Kerr Pinheiro.
  • Contribuições da arquitetura da informação para o website “A Cor da Cultura”. Mirian de Albuquerque Aquino, Henry Pôncio Cruz de Oliveira.
  • Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Carlos Alberto Ávila Araújo.
Resenhas:
O campo da CI. Gustavo Henrique de Araújo Freire.
====

terça-feira, 19 de junho de 2012

Evento promove interação entre editores de revistas eletrônicas


0 Comentários


Foi realizado em Brasília, no período de 13 a 15 de junho de 2012, o II EUSEER – Encontro de Usuários do Sistema de Editoração de Revistas Eletrônicas, promovido pelo IBICT que reuniu centenas de editores e redatores de periódicos científicos.
O evento teve por objetivo de divulgar o desenvolvimento e gestão de revistas eletrônicas das mais diversas áreas do conhecimento.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Homem é preso, na Grande São Paulo, com mais de 30 livros raros roubados de uma biblioteca na Bahia


0 Comentários


Fonte: Portal R7. Data: 16/06/2012.
URL: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/homem-e-preso-na-grande-sao-paulo-com-mais-de-30-livros-raros-roubados-de-uma-biblioteca-na-bahia-20120616.html
Um homem foi preso com 30 exemplares de obras raras, na Grande São Paulo. Os livros estavam dentro de um carro. As obras datadas dos anos de 1600 a 1800 tem o carimbo da biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.
O instituto confirmou que as obras foram furtadas há dois anos. Uma das obras foi dada de presente ao imperador Dom Pedro II. As obras são raras e possuem alto valor.
Outro caso
Em fevereiro deste ano, livros raros de botânica também foram roubados do Instituto de Botânica da USP (Universidade de São Paulo). As obras foram recuperadas no mês de abril pelos policiais do DEIC (Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado).

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Universidade do Minho cria "Wikipedia" para música


0 Comentários

O sistema gera automaticamente partituras e ficheiros áudio (D.R.)
A Universidade do Minho apresenta nesta sexta-feira uma ferramenta de trabalho colaborativo na Internet, chamada WikiScore, que permitirá a voluntários com conhecimentos musicais transcrever partituras, tornando-as acessíveis tanto sob a forma de notação musical, como em ficheiros áudio.

O objectivo é criar um repositório de música que, por ora, está dispersa em originais de difícil acesso e de leitura complicada.

A ideia surgiu na disciplina de Informática para a Musicologia, na qual foram lançados os projectos-piloto que já podem ser consultados, embora estejam ainda incompletos.

Entre estes, estão uma ópera e uma cantata do século XVIII, cujas partituras foram digitalizadas pela Biblioteca Nacional, que disponibiliza imagens que são réplicas do original – podem ser lidas por humanos treinados, mas dificilmente por computadores.

Para serem inseridas na WikiScore, estas partituras foram transcritas recorrendo a uma notação que usa letras do alfabeto para as notas musicais.

Depois de inseridas, o sistema pode gerar automaticamente partituras e ficheiros áudio, tanto da obra completa, como apenas das partes ou dos instrumentos escolhidos pelo utilizador. Por exemplo, um praticante de um determinado instrumento pode optar por gerar um ficheiro áudio de uma ópera em que são tocados todos os instrumentos menos o seu e usar assim esse ficheiro quando pratica.

“Não podemos esperar que seja a tutela ou uma fundação como a Gulbenkian a digitalizar as obras”, considera um dos responsáveis pelo projecto, José Nuno Oliveira, professor na área da informática.

O conceito é inspirado na Wikipedia, mas o acesso é um pouco mais restrito. Contrariamente ao que acontece na enciclopédia online, é preciso pedir aos responsáveis pelo site uma conta de utilizador para começar a introduzir e editar conteúdos. Tirando o processo de inscrição, a WikiScore será “completamente aberta”, afirma José Nuno Oliveira.

Fonte: Público

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Biblioteca de SP abre edital para resenhadores


0 Comentários


Até o dia 20 de julho a Biblioteca Monteiro Lobato, na capital paulista, recebe inscrições para o credenciamento de interessados em prestar serviços profissionais de leitura de obras de literatura infantojuvenil e produção de resenhas para atualização da publicação Bibliografia brasileira de literatura infantil e juvenil. Para saber mais sobre as regras das inscrições, acesse o site da prefeitura neste link. Em caso de dúvidas, entre em contato com a biblioteca pelos telefones XX11 3256 4438 e XX11 3256 4122 ou pelo e-mail bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br.

sábado, 9 de junho de 2012

Conferência ‘Os Arquivos Públicos como elemento estruturante e dinamizador da Modernização Administrativa’


0 Comentários

Assinala-se hoje, dia 9 de junho, o Dia Internacional dos Arquivos! Este  foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), realizada no Québec, em Novembro de 2007. Esta data foi escolhida por ter sido precisamente a 9 de Junho de 1948, que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos. O objetivo da criação de um Dia Internacional de Arquivos visa proporcionar condições para que, em todo o Mundo, se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos.

Visando a comemoração desta efeméride, o Município de Barcelos vai comemorar o “Dia Internacional dos Arquivos” com a realização de uma conferência subordinada ao tema “Os Arquivos Públicos como elemento estruturante e dinamizador da Modernização Administrativa”, proferida pelo Dr. Pedro Penteado, Director de Serviços de Arquivística e Apoio Técnico da Direcção-Geral de Arquivos.

A conferência, que tem entrada livre, realiza-se no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, pelas 18h00 horas.

Segundo nota de imprensa do Município, através deste evento pretende-se abordar a “importância da modernização da Administração Pública no contexto atual da crise económica e financeira do país, bem como a necessidade de reforçar as soluções de administração eletrónica que possibilitem a prestação de melhores produtos e serviços aos cidadãos. Salienta-se também a importância de boas práticas na gestão da informação de arquivo para a construção da memória organizacional e da memória coletiva. Destaca-se o papel dos arquivos municipais neste contexto e a sua participação em redes de informação a nível nacional e internacional“.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Novo número: “Datagramazero” de junho de 2012


0 Comentários


O DataGramaZero de JUNHO 2012 traz os seguintes artigos:

1 - A mão invisível que controla o sujeito contemporâneo. Patrícia Fernanda Dorow e Maurílio Tiago Brüning Schmitt e Gertrudes Aparecida Dandolini. Resumo: Esse trabalho traz algumas considerações acerca das análises dos discursos segundo o pensamento de Foucault e Deleuze.

2 - Procedimento para Avaliação Global do Desempenho Organizacional. Maria Cristina Fogliatti de Sinay e Laura Sinay e Isolina Cruz. Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar um procedimento para avaliar o desempenho global de uma organização qualquer segundo a ótica dos diversos agentes envolvidos.

3 - Interatividade e Usabilidade nas Bibliotecas Digitais no Processo Ensino-Aprendizagem. Izabel França de Lima e Renato Rocha Souza e Guilherme Ataíde Dias. Resumo: Este estudo de revisão de literatura sobre interatividade e usabilidade nas bibliotecas digitais objetiva apresentá-las como ferramentas que podem auxiliar na construção do conhecimento numa concepção de educação mediada pelas TICs.

4 - Algumas contribuições da perspectiva filosófico-semiótica de Peirce para a análise de assunto. Franciele Marques Redigolo e Carlos Cândido de Almeida. Resumo: Objetivou-se, com este trabalho, apresentar uma reflexão teórica acerca da análise de assunto resgatando, para tanto, uma abordagem da Filosofia e da Semiótica de Peirce.

5 - Compromissos Ontológicos e Pragmáticos em Ontologias Informacionais:Convergências e Divergências. Marcello Peixoto Bax e Eduardo de Mattos Pinto Coelho. Resumo: Este artigo parte da noção do compromisso ontológico, tal como proposta por Quine, para discutir alguns aspectos controversos dos pressupostos teóricos utilizados na construção de ontologias informacionais.

6 - A memória e o conceito de bit quântico. Álvaro Caetano Pimentel Sobrinho. Resumo: A proposta, do artigo, é apresentar uma análise sobre a preservação da memória com a utilização dos dispositivos tecnológicos e com a introdução do conceito do bit quântico.

Outros conteúdos:

Ainda, no DZG de JUNHO 2012 temos a recensão de Secreto, lenguaje y memoria en la sociedad de la informacion por Rafael Capurro e Raquel Capurro. Em Colunas Aldo de albuquerque Barreto A leitura e a escrita: na terra e no mundo dos textos infinitos.

O DataGramaZero de JUNHO 2012 está disponível em:

http://http://www.datagramazero.org.br/

http://www.dgz.org.br

Novo número do: “PontodeAcesso”


0 Comentários


Acaba de ser publicado o n. 1 do v. 6 do Ponto de Acesso, a revista eletrônica do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia.

Sumário:

Editorial

Em pauta a informação, imagens e arquivos. Alzira Gondim Tude de Sá.

Artigos

• Contribuições de Marteleto e González de Gómez ao Entendimento do Informacional: diálogos com três aportes da informação. Geni Chaves Fernandes, Gustavo Silva Saldanha.

• Metadados para a Recuperação de Imagens na WEB: utilizando o software ADOBE BRIDGE. Cláudio Diniz Alves.

• A era da gestão eletrônica de documentos: o uso de hipertexto na recuperação da informação em arquivos. Carlos Eugênio Silva Neto, João Wandemberg Gonçalves Maciel.

• Espaços de Significação. Marivalde Moacir Francelin.

• Leitores, Leitura e Círculos: uma perspectiva metodológica. Rodrigo Matos de Souza.A Semiose da Imagem: análise semiótica de capas de livros. Jéssica Câmara Siqueira.Arquivos especiais: caracterização e identificação dos suportes, das formas e dos formatos. Luciana Souza de Brito.Evolução Legal dos Arquivos Audiovisuais e Sonoros em Portugal. Fontes Ferreira Nuno.

http://www.pontodeacesso.ici.ufba.br/

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Novo número: Informação & Informação


0 Comentários


O v. 16, n. 3, de 2011 da revista Informação & Informação está disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao.
Sumário:
Editorial
Maria Inês Tomaél
Artigos
  • Indicadores Científicos e as Universidades Brasileiras. p. 1-18. Adilson Luiz Pinto, Márcio Matias.
  • A Elite Acadêmica da Sociologia no Brasil e sua Produção Científica. p. 19-39. Anderson Café, Kátia Carvalho, Vinicios Menezes, Nanci Oddone.
  • Indexação Social e Pensamento Dialógico: reflexões teóricas. p. 40-59. Roger De Miranda Guedes, Maria Aparecida Moura, Eduardo José Wense Dias.
  • Tecnologias Semânticas: Novas Perspectivas para a Representação de Recursos Informacionais. p. 60-75. Rogério Aparecido Sá Ramalho, Marcos Teruo Ouchi.
  • Ação de Mediação para Inclusão Social de Comunidades. p. 76-95. Maria Giovanna Guedes Farias, Isa Maria Freire.
  • A Qualidade da Informação na Web: uma abordagem semiótica. p. 96-117. Juliana de Assis, Maria Aparecida Moura.
  • Desafio aos Gestores de Unidades de Informação para Implementar o
    Intraempreendedorismo e o Empowerment. p. 118-141. Antonio Costa Gomes Filho, Astrid Honesko, Vera Lucia Braga da Silva, Roberta Moraes de Bem.
  • Mediação da Informação em Websites de Bibliotecas Universitárias
    Brasileiras: Referencial Teórico. p. 142-165. Valéria Aparecida Moreira Novelli, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Luciana de Souza Gracioso.
  • Formação e Competências do Bacharel em Biblioteconomia da UDESC:
    Análise Seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações. p. 166-190. Elaine de Oliveira Lucas, Aline Andrade Ouriques.
Teses e Dissertações
  • Resumos: Dissertações. p. 191-213. Brígida Maria Nogueira Cervantes.
Resenhas de livros/mídia
  • Comunicação Científica. p. 214-216. Geraldina Porto Witter.

WORKSHOP EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 2012 - UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA


0 Comentários


DATA: 15 DE JUNHO DE 2012

Objetivos:
A realização do Workshop de CI da UFP 2012 enquadra-se no âmbito das atividades desenvolvidas ao nível do 2º ciclo (Mestrado) em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade Fernando Pessoa. Constituem objetivos principais deste encontro a divulgação e discussão de temáticas recentemente investigadas em áreas que se consideram de grande importância como sejam a literacia, a visibilidade e o impacto da biblioteca na comunidade, ou ainda o acesso à atividade de professor-bibliotecário. 
Visa-se igualmente a divulgação junto dos técnicos da informação e do conhecimento de estudos recentes nos domínios das bibliotecas escolares, públicas e universitárias. Como objetivos complementares o presente encontro pretende discutir o trabalho produzido por alguns dos mestrandos em CID e fomentar o diálogo entre docentes, estudantes e profissionais que trabalham na área, debatendo problemas levantados no decurso das investigações realizadas e concluídas com êxito, comparando experiências de trabalho.
O Workshop de Ciência da Informação 2012 reúne docentes e estudantes que frequentam ou frequentaram o 2º ciclo de CID da UFP. O encontro destina-se também a todos os interessados e estudiosos dos mais diversos temas e problemas da Ciência da Informação.

Programa


Abertura  
15:00 -15:15
Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP – Prof.ª Doutora Inês Gomes 
Coordenador do Departamento de Ciências da Comunicação e Empresariais - Prof. Doutor Rui Estrada
Coordenadora de CID - Prof.ª Doutora Judite Gonçalves de Freitas

1º tema - O perfil das novas bibliotecas escolares, universitárias e públicas
15:20-15:40 - Ana Maria de Sousa Rebelo - A Biblioteca Universitária: desafios e oportunidades para o profissional da informação 
15:40-16:00 - Raquel Maria Gonçalves Vieira Cascaes - A profissionalização do professor-bibliotecário. As Bibliotecas Escolares do concelho de Matosinhos. Estudo de caso 
16:00-16:20 - Olga Mafalda da Cruz Nunes - A Biblioteca Municipal João Brandão. Análise das representações sociais dos utilizadores e impacto social. Estudo de caso. 
16.20-17:00 - Discussão
17:00 -17:15 - Pausa para café

2º tema - Literacia da Informação e uso de novas tecnologias: algumas respostas
para um «velho» problema
17:15-17:35 - Ricardo Manuel Capela Martins - Literacia da Informação ou literacias da informação? Do ideal ao real. Estudo de caso. 
17:35-17:55 - Teresa Maria Borges Cardoso - As Bibliotecas e as redes socais no digital - Quem usa e como usa no Distrito de Aveiro.
17:55-18:15 - Discussão
18:10-18:30 - Encerramento

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia. Para a formalizar aceda a:
Comissão Organizadora:
Prof.ª Doutora Judite A. Gonçalves de Freitas
Prof. Doutor Luís Borges Gouveia
Dr. António Regedor
Divulgação:
Gabinete de Comunicação e Imagem da UFP

Arquivo

Categorias