quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Brasil conta com mais de três mil museus




Fonte: Instituto Brasileiro de Museus. Data: 11/12/2010.

URL: http://www.ibram.gov.br/

Quatro anos de trabalho, mais de 30 profissionais envolvidos e um resultado inédito: pela primeira vez na história, o Brasil conta com um estudo aprofundado sobre a quantidade e qualidade de seus museus.

Editada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), a publicação Museus em Números é resultado da sistematização que o Cadastro Nacional de Museus tem feito de informações sobre museus em todo o território nacional desde 2006.

O resultado deste “censo museológico” revela que o Brasil, que iniciou o século XX com 12 museus, já conta com 3.025 instituições museais mapeadas. Dessas, 1.500 responderam à pesquisa.

Localização, acervo, caracterização física, acessibilidade, infraestrutura para o recebimento de turistas estrangeiros, funcionamento, segurança, atividades, serviços, recursos humanos e orçamento foram os aspectos investigados.

A edição traz dados estatísticos comentados sobre a realidade de cada Unidade da Federação no que se refere ao quantitativo e perfil de seus museus, além de situar a realidade brasileira no cenário museológico internacional.

• 21,1% dos municípios brasileiros possuem museus;

• número de museus já ultrapassa o de teatros e de salas de cinema no País;

• maior parte dos museus é pública e gratuita;

Nota: texto completo do levantamento no URL: http://www.museus.gov.br/IBRAM/doc/museus_numeros.pdf

2 Comentários:

Cristovão on 16 janeiro, 2013 disse...

Está quebrado o link.

Unknown on 18 maio, 2020 disse...

que topp esse link que me mandaram

Arquivo

Categorias