
Os telemóveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, é difícil concebermos o mundo sem eles.
Se um indivíduo se perde, telefona a pedir indicações do caminho, em vez de perguntar a alguém na rua.
Manifestações são convocadas através de SMS
O telemóvel é também agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rádio, despertador, consola de jogos, calculadora e relógio.
Em consequência, conceitos tais como “Sociedade das Comunicações Móveis” (Castells, 2004), “Cultura do Telemóvel” (Goggin, 2006), ou “Thumb Culture” (Glotz, 2005, referindo-se ao uso do polegar para comandar o telemóvel) foram desenvolvidos, pretendendo dar conta de um novo paradigma social que a mobilidade, em geral, e os telemóveis, em particular, impuseram ao nosso quotidiano.
Como é que o facto de podermos estar acessíveis a qualquer hora e lugar (e, simultaneamente, termos permanentemente a oportunidade de contactar outros) alterou a nossa sociedade e a configuração das nossas relações sociais?
Quais as dimensões e a extensão desta transformação?
A presente análise tenta fornecer pistas de resposta a tais interrogações, e integra-se no âmbito do projecto A Sociedade em Rede em Portugal 2008 desenvolvido pelo OberCom.
Os dados apresentados resultam da aplicação de um Inquérito por questionário a uma amostra representativa da sociedade portuguesa (ver ficha metodológica).
Numa primeira fase analisaremos a posse deste tipo de equipamentos em Portugal, seguindo-se a análise da frequência e intensidade de utilização dos telemóveis.
Num terceiro momento serão abordadas as várias apropriações que podem ser feitas deste dispositivo, destacando-se por fim o papel dos telemóveis enquanto mediadores das relações sociais.
Aceda ao relatório (PDF) disponível no website da OberCom
Olá Paulo estou eu aqui novamente para fazer uma visita.
ResponderEliminarOlha, realmente os telemóveis são tudo de bom. A tedencia é seu crescimento....
bjos
O mundo encontra-se na palma de nossas mãos!!!!
ResponderEliminarOs telemóveis são necessarios, penso que já não é possivél viver sem eles! Não sei se continuaram a crescer mas.....meio mundo ainda nem viu um telefone!!
ResponderEliminarMuito humor:
http://pedemonio.blogspot.com/